Turma 4 do Horário Estendido se encanta pelos estudos sobre a tartaruga marinha

Unidade: Brasília | 1 Apr 2018

As professoras da Turma 4 do Horário Estendido, Carmen Almeida e Priscila Lopes,   proporcionaram às crianças uma sessão de cineminha. Todos assistiram a um vídeo sobre as tartarugas marinhas e sua beleza durante a época da desova. As crianças ficaram admiradas com o ciclo de vida desses répteis e viram quão complexo é, pois enfrentam diferentes ambientes ao longo da vida, implicando mudança de hábitos.

Embora sejam marinhas, as tartarugas utilizam o ambiente terrestre (praia) - local adequado à incubação dos ovos e do nascimento dos filhotes - para desova, que é regida, principalmente, pela temperatura alta, por isso ocorre nos períodos mais quentes do ano. No litoral brasileiro, acontece entre setembro a março, com variação entre as espécies.

As tartaruguinhas já nascem e rumam, imediatamente, para o alto-mar, de forma independente embora sejam pequenas e frágeis. Infelizmente, muitas são devoradas por siris, aves marinhas, polvos e principalmente peixes, outras morrem de fome e doenças naturais. Estima-se que, de cada mil filhotes, apenas um ou dois atingem a idade adulta. Mas, quando isso acontece, poucos animais conseguem ameaçar as tartarugas, exceto os tubarões, as orcas e o homem. (Informações do Projeto Tamar).

Após as informações recebidas em um ambiente estimulante, as crianças confeccionaram, com massinhas, lindos animais. Esse trabalho teve como objetivo enfocar o tema mensal: o equilíbrio na natureza e a sabedoria que a natureza nos transmite.