Alunos do 8º Ano refletem sobre o equilíbrio e sua função sintática

Unidade: Brasília | 1 Apr 2018

A professora Raquel Araújo introduziu o conteúdo de Função Sintática no 8° Ano fazendo uma relação com o tema de estudo anual do Colégio: A busca do Equilíbrio.

Função sintática é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo se dá pelo sentido e posição que ele ocupa na oração, estabelecendo, então, relação com os restantes termos.

A partir desse conceito, a docente mostrou aos alunos que cada termo da oração exerce uma função específica e que todos se relacionam harmônica e equilibradamente entre si. Em seguida, os adolescentes identificaram, nas suas vidas, onde observam haver harmonia e equilíbrio frutos de um conjunto em que seus componentes possuem funções específicas.

Alguns observaram que, em um restaurante, há vários funcionários, cada um com uma função específica, e que quando cada um deles a cumpre bem, unidos formam um ambiente de harmonia: garçom, chefe, cozinheiro, cliente, gerente. Outros identificaram, nos exemplos de Cadeia Alimentar, a importância da função de cada animal para o equilíbrio da natureza. O computador e os seus vários sistemas, o time de vôlei e a posição de cada atleta, o bolo e os seus ingredientes foram outros exemplos apontados pelos alunos dentro do mesmo contexto.

Ao final, os discentes concluíram a importância de cada um de nós, quando atuando em um conjunto, atuarmos da melhor maneira para que haja êxito no trabalho e para que as relações entre todos sejam harmônicas.