Infantil 3A Matutino aprende a brincar de futebol de pano

Unidade: Goiânia | 27 Feb 2018

As professoras do Infantil 3A Matutino, Ludmylla Paes e Thainá Evangelista, convidaram as crianças para irem até a área coberta. Lá fizeram uma rodinha, mostraram um pano grande e perguntaram: “O que podemos fazer com esse pano?” Algumas crianças responderam que podiam fazer um piquenique. As docentes mostraram em seguida uma bola e perguntaram novamente: “E o que podemos fazer com o pano e com uma bola?” As crianças ficaram caladas, os olhinhos brilhavam de curiosidade.

As professoras contaram que seria possível fazer uma brincadeira chamada Futebol de Pano, e que era necessária a colaboração de todos. “Orientamos que as crianças ficassem de pé para segurar em cada uma das pontas do lençol aberto. No centro colocamos uma bola. O objetivo da brincadeira era fazer movimentos com as pontas do lençol levando a bola a se mover. A condição era de não deixar a bola cair para fora do pano”, explicou Ludmylla.

Ao voltar para a sala as docentes estimularam os alunos a recordarem sobre quanto esforço foi preciso fazer para ter equilíbrio e não deixar a bola cair no chão. Elas reforçaram que todos eram ganhadores e que o mais importante foi participar com alegria.

A atividade familiarizou as crianças com o tema do ano e ainda favoreceu a adaptação, sem contar que colaborou com o pensamento de algumas crianças que querem sempre ganhar e que, quando perdem, reagem com choro.

“É simplesmente incrível como as atividades lúdicas geram alegrias e entusiasmo nas crianças. Elas ficaram muito felizes ao realizarem a brincadeira”, observaram as docentes.