Estudo sobre abelhas inspira alunos do Horário Estendido a serem “doces como mel”

Unidade: Brasília | 19 Dec 2017

Pensamentos doces e suaves como o mel da abelhinha. Essa comparação surgiu, no momento do trabalho com a família das vogais, quando as professoras Roseli Luro e Noemy Martins apresentaram à turma o A da abelhinha.

É certo que todas as vezes que as docentes realizam um trabalho, utilizando elementos da natureza, aguçam ainda mais a curiosidade natural das crianças. Diante disso, as professoras decidiram ampliar a atividade, fazendo uma pesquisa sobre as características e hábitos das abelhas. Algo que chamou muito a atenção das crianças foi a capacidade delas de produzirem o mel. Assim, foi explicado que para essa produção acontecer é preciso ter esforço, paciência, tempo e colaboração de toda a colmeia nesse processo.

Para finalizar, as crianças foram convidadas a experimentar o mel e, a partir daí, começaram a analisá-lo.  Foi realizado um intercâmbio para identificar suas características, principalmente o seu sabor doce e suave.

Ao final todos fizeram um combinado de cultivar esses pensamentos doces e suaves no trato com os colegas e familiares para, assim, desfrutarem de um ambiente agradável e feliz.

"A Natureza é sábia e contém o néctar da sabedoria. É a primeira mestra do ser humano." Carlos Bernardo González Pecotche