Turma 1 do Horário Estendido reflete sobre a amizade com a ajuda de um imã

Unidade: Brasília | 5 Nov 2017

As professoras da Turma 1 do Horário Estendido, Roseli Luro e Noemy Martins, realizaram um trabalho com as crianças utilizando a analogia do imã. O objetivo foi trabalhar o tema institucional do semestre, A colaboração une os povos num sentimento maior, e incentivar o cultivo da amizade por meio de valores e sentimentos que são verdadeiros segredos da boa convivência, como a colaboração, o respeito, o amor e a gentileza.

“Vivenciamos com essa turma a dificuldade de constância no cultivo da amizade e, às vezes, a implicância das crianças umas com as outras por qualquer motivo. Embora seja uma conduta inerente à essa faixa etária, precisa de muita atenção e correção”, explicou Roseli.

Assim sendo, as professoras apresentaram à turma vários modelos de imãs e explicaram sobre sua característica principal: atrair o metal. A turma teve um tempo para exploração e descoberta do fenômeno, o que atraiu a atenção e a curiosidade de todos.

As docentes aproveitaram o entusiasmo das crianças e explicaram a eles que podemos ser como um imã em relação à amizade. Quando temos bons pensamentos e boa conduta, atraímos a amizade das pessoas, pois fazemos com que elas nos admirem e queiram estar perto de nós. Caso contrário, podemos afastá-las de nós.

Segundo as professoras, essa foi uma atividade muito atraente e teve um grau de compreensão muito significativo para as crianças. Nos momentos de descontração, é comum ver as crianças brincando de imã. Uma olhava para o outro, chamava o colega e dizia "você me atrai". E se abraçavam felizes.

"A amizade é algo que a vida nos outorga através de pequenas porções de bem." González Pecotche