Aula de Ciências do 3º Ano aborda sobre a produção de sons por instrumentos de sopro

Unidade: Goiânia | 2 Nov 2017

A partir do conteúdo da aula 12 de Ciências, cujo tema era Como os instrumentos de sopro produzem sons graves e agudos, a turma do 3º Ano refletiu sobre a diferença entre ouvir e escutar e a importância do saber ouvir para aprender mais.

Inicialmente as professoras exibiram um vídeo, no qual os alunos tinham que identificar, somente pelo som, o instrumento que estava sendo tocado. Eles tentaram adivinhar, por meio da percepção auditiva, qual o instrumento que produzia o som. “Foi um exercício de atenção para diferenciar sons graves dos sons agudos”, explicaram.

A turma também assistiu ao vídeo Animasom. Os alunos refletiram sobre a diferença entre saber ouvir e escutar, qual a importância do saber ouvir para aprender e quais as virtudes necessárias para que a aprendizagem aconteça. Todos manifestaram sobre a importância da atenção, de ouvir tentando compreender o que o outro está falando, saber ouvir o outro com tolerância sem querer interromper.

Na aula seguinte as crianças realizaram a experiência proposta no livro de Ciências e concluíram que o som é produzido de acordo com o tamanho do instrumento. Sons graves instrumentos maiores e sons agudos instrumentos menores.

Confira os depoimentos dos alunos:

“Hoje tivemos uma aula bem divertida e aprendemos sobre os instrumentos de sopro. A importância de ouvir para entender as perguntas. Aprendemos a ouvir tendo atenção e sabendo diferenciar quando estamos ouvindo ou só escutando. Eu cultivo o saber ouvir em sala. Eu me senti muito feliz com essa aula, porque ela é alegre e divertida.”  Maria Luiza Fonseca Barbosa

“Tivemos uma aula muito divertida, aprendi no vídeo que saber ouvir é muito importante, e que ouvir e escutar são coisas diferentes. Quando fico atenta consigo compreender o que estão me falando e assim não me torno a menina da dúvida. Concluímos que instrumentos que produzem sons graves são grandes e os que produzem sons agudos são instrumentos pequenos.” Isis Maranhão

“Aprendi que ouvir é diferente de escutar, saber ouvir é muito importante por que assim aprendemos. Entendi que não vale ganhar o ouvido e perder o nariz. E que os instrumentos grandes são graves e os pequenos são agudos.” Arthur Lana Nicoli