Turma 3 do Horário Estendido e familiares refletem sobre a diferença de ver e enxergar

Unidade: Brasília | 26 Jul 2017

A professora Glaucia Maria, de Valores para a Vida, realizou com a Turma 3 do Horário Estendido a leitura da história O olhar de cada um, do livro Histórias de valor, do autor Egídio Trambaiolli. A leitura proporcionou muitas reflexões e um trabalho bastante sensível com os alunos.

A história aborda, entre outros aspectos, o respeito às diferenças, o preconceito racial, a colaboração, a generosidade e a diferença entre ver e enxergar.

Após o trabalho com os alunos, os pais foram envolvidos na atividade ampliando junto aos filhos o conceito de ver e enxergar.

A atividade teve ótima repercussão e adesão dos pais. Segue alguns registros dos pais com os filhos:

“Ver é a capacidade dos olhos. Portanto, os olhos veem flores, carros, pessoas e cores. Cores são apenas cores, flores são apenas flores. Enxergar é a capacidade que temos de ver com o coração, por isso, é um olhar observador, ele precisa ser praticado para que nossa sensibilidade aflore e nos permita ver além da capacidade que os olhos oferecem.”

“Ver é com os olhos. A gente vê somente o que está do lado de fora, como por exemplo, a cor da pele, a cor dos olhos... Enxergar é com o coração. A gente enxerga o que tem dentro das pessoas, como por exemplo, a bondade, o respeito e a alegria.”

“Enxergar é aquilo que você consegue ver com o coração. O que não está à mostra. Enxergamos os sentimentos e vemos as características físicas. Procurar enxergar o outro nos leva a conhecer a nós mesmos.”

“Ver é um ato biológico de receber estímulos visuais que são interpretados pelo nosso cérebro. O ato de enxergar vai além de questões biológicas. Envolve o conhecimento que temos sobre determinadas coisas e a nossa percepção sociocultural sobre estas coisas."

“Ver é meramente captar uma imagem através dos olhos. Enxergar é observar além do que é comum. É perceber, notar, dar a importância e atenção devida."

A atividade teve como objetivo ampliar o conceito dos alunos e envolver sensivelmente a família. “O resultado foi excelente, as famílias participaram ativamente e as crianças relataram vivências com muito entusiasmo”, declarou a professora.

“Há que fazer brotar a alegria interna para que se transforme em boa disposição, afim de que tudo se faça com gosto. Quando uma coisa se faz com gosto todos estimam.” González Pecotche