Página: 291 de 845
Professor de Corpo Cênico estimula a sensibilidade dos alunos do 3º Ano
O professor Leonardo Miranda, de Corpo Cênico, pediu à sua turma do 3º Ano que assistisse, com a família, a um vídeo com a contação de história do livro A Parte que Falta, de Shel Silverstein. A partir dessa experiência vivida em casa, as crianças expressaram por meio de desenhos e frases um pouco do que sentiram com a história. Segundo o professor, desenvolver a sensibilidade é sempre um fator primordial para formarmos seres mais conscientes para o tão desejado futuro (...)
Leia maisProfessora do 4º Ano grava uma mensagem de esperança. Assista!
A professora Gláucia, do 4º Ano, pediu uma atividade à sua turma e ficou tão envolvida que acabou ela mesma deixando para nós esse momento emocionante em vídeo, celebrando a vida num momento tão difícil quanto o que estamos todos (...)
Leia maisAlunos do Fundamental 2 (re)pensam sobre a trajetória de suas vidas
Para promover reflexões e práticas relacionadas ao projeto De frente para o futuro, nas aulas de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Mariana Roque, os alunos trabalharam com o poema Relógio, do escritor Oswald de Andrade. Por meio da leitura, os estudantes puderam (re)pensar a trajetória de suas vidas, integrando as recordações marcantes acerca do passado, as vivências do presente e as aspirações para o futuro. Em seguida, usando a imagem de um relógio, em (...)
Leia maisAlunos do Fundamental 2 expressam a arte em meio ao isolamento social
A professora Michela Simões, de Artes, promoveu uma reflexão com seus alunos do Fundamental 2 sobre como a arte e os artistas, de uma maneira geral, estão sendo importantes nesse momento de isolamento social. Os alunos perceberam que a arte está ajudando (e muito) a passar por esse momento difícil, afinal, é muito bom ouvir música, ler livros, desenhar, ver filmes, séries, vídeos, pintar... Em suas aulas, a docente fez uma proposta de que cada um realizasse uma manifestação (...)
Leia mais7º Ano analisa a estrutura da cebola pelo microscópio
Durante as aulas de Ciências, no Laboratório do Colégio, os alunos do 7º Ano tiveram a oportunidade de observar ao microscópio, com a professora Alessandra, as células da epiderme de uma cebola. Os alunos observaram seu formato, o arranjo, relacionaram sua forma e função e identificaram suas partes principais: parede celular, membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A aula foi muito enriquecedora e proveitosa! *Atividade feita no período anterior à (...)
Leia maisAcompanhe a luta diária do ensino à distância em tempos de quarentena
Assista o relato sobre as dificuldades, o trabalho incansável e as pequenas alegrias vividas pelos professores no reencontro virtual com seus (...)
Leia mais3º Ano aprende como o corpo fala e amplia as possibilidades de expressão
Nas aulas de Corpo Cênico, do professor Leonardo Miranda, os alunos do 3º Ano experimentaram formas novas de composição coreográfica. Antes de prepararem suas próprias coreografias, eles se divertiram e aprenderam movimentos em vídeo, em grupos pequenos ou com todo o conjunto. A intenção aqui não era “acertar ou errar”, mas entender que cada um tem um limite a ser alcançado e superado com seu próprio corpo. As crianças compreenderam que o corpo fala e articula frases (...)
Leia maisTurma do 6º Ano reflete sobre as mudanças geográficas ao longo do tempo
Os alunos do 6º Ano estudaram, nas aulas de Geografia, sobre a importância da observação dos elementos naturais e culturais que compõem a paisagem, bem como as mudanças e permanências que acontecem no espaço geográfico ao longo dos tempos. Fazendo um paralelo com a história da escola e seu aniversário de 55 anos, a professora de Geografia, Ana Lucia, apresentou diversas fotografias do Colégio Logosófico do Rio de Janeiro desde a sua formação até os dias de hoje. Os alunos (...)
Leia mais