Fundamental 1 e 2 lançam projeto de Artes Visuais

Unidade: Cidade Nova | 4 Oct 2016

Inspirado no projeto anual do Colégio, Transformando o mundo a partir de si mesmo, surgiu o projeto específico de Artes Visuais, O papel da arte nas transformações da vida.

A professora de Artes Visuais Lídia Miquelão preparou a caixa utilizada para o lançamento com uma linda surpresa! Além de imagens, palavras e ensinamentos de González Pecotche estampados na caixa, os alunos conheceriam os artistas do ano. É sempre uma expectativa vivida por eles.

No dia do lançamento, todos se reuniram ao redor da caixa, recordaram o projeto anual do Colégio e iniciou-se uma roda de conversa. Inicialmente foi perguntado a eles quem era o “si mesmo” a que se referia o projeto anual. Os alunos responderam que se tratava de cada um deles. E quanto ao mundo, que mundo é aquele? Um aluno do 6º Ano respondeu: “O nosso mundo, que é a nossa mente e o que a gente vive. Esse mundo é o mundo que fica dentro de nós, é o interno.” Então foi perguntado: O que é o mundo externo? Um aluno do 1º Ano respondeu: “É o mundo da vida real e tudo que nos cerca.” As perguntas se sucederam: Mas como transformar o mundo? Um aluno do 5º Ano respondeu: “A gente tem que transformar a gente mesmo e depois transformar o mundo.” Um aluno do 3º Ano afirmou: “Podemos transformar o mundo a partir da arte.” As perguntas continuaram: O que há de semelhança nos dois projetos? “Transformações,” respondeu um aluno do 2º Ano. “Quando eu cheguei na escola eu tinha muita vergonha e não gostava de arte, eu fazia com pressa. Hoje eu faço com tranquilidade para fazer cada vez melhor, ” disse um aluno do 4º Ano.

“Após este primeiro momento que contou com a participação de quase todos os alunos, retirei a tampa da caixa e apresentei, a cada um, quais seriam as pessoas importantes que iriam nos inspirar neste ano. Ao verem a própria imagem refletida no espelho que coloquei no fundo da caixa, os alunos demonstraram surpresa e alegria. Um deles exclamou: “Foi inesperado! Nós seremos os artistas! Eu senti que é para conhecer a mim mesmo.” Outro aluno completou: “A melhor arte que alguém pode fazer é o bem à vida dele.” Continuamos a conversação analisando algumas imagens da caixa e também alguns ensinamentos do criador da Logosofia e do Colégio Logosófico, González Pecotche. Os alunos participaram de forma ativa, mostrando muito interesse e deixando à mostra o trabalho que é desenvolvido pelas professoras e equipe técnica. Estamos todos, professora e alunos muito estimulados para viver uma experiência intensa, que será significativa”, declarou a docente Lídia.