O 1º Ano aprende sobre o conceito de vida

Unidade: Rio de Janeiro | 16 Aug 2022

O 1º Ano está aprendendo muitas palavras. São muitas descobertas: sílabas novas, bem como novas combinações entre elas. Dessa mistura, os alunos formam novas hipóteses, em um movimento criativo, que resultam em frases cheias de vida!

A Professora Luciana Longo ensinou a palavra VIDA e, a partir dela, as crianças estão percebendo o quanto as palavras têm um valor pelo significado que contêm e que elas podem ser poderosas. Podemos nos comunicar, conhecer tantas coisas, ensinar o bem que aprendemos estendendo-o, também, aos demais, podemos selecionar palavras bonitas para falar.

A música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, foi escolhida para trabalhar o verdadeiro conceito de vida.

A professora perguntou:
“‐ O que é vida para vocês?”

A resposta de cada criança veio da observação das coisas mais simples e significativas para ela: castanheira do maranhão (árvore no pátio do Colégio), ser humano, a vovó, mãe etc.

Em seguida, numa produção coletiva, foram construídas frases com a palavra VIDA, como “Deus dá vida.”, “A vida é bonita.” e “A vida da Lili é bonita.”.

Percebemos o quanto as crianças se envolveram nessa atividade, assimilando o valor que a palavra VIDA contém.