Seminários culminaram o fechamento do semestre para estudantes da disciplina de Ciências, Saúde e Sociedade

Unidade: Funcionários | 4 Aug 2022

O seminário, como método de estudo, tem como objetivo colaborar para a elaboração de reflexões precisas e profundas sobre determinado assunto.

Nesse contexto, as professoras Graziela Alfenas e Milena Almeida selecionaram relevantes artigos científicos da área da saúde, disponíveis no portal Scielo e, em grupos, os estudantes realizaram o estudo e apresentação dos temas no Seminário.

Os artigos científicos selecionados foram:

- Qualidade de vida no trabalho em diferentes áreas de atuação profissional em um hospital.

- Incorporações de medicamentos para doenças raras no Brasil: é possível acesso integral a estes pacientes?

- Duração do sono, excesso de peso e consumo de alimentos ultra processados em adolescentes

- Doença de Chagas: enfrentando a invisibilidade pela análise de histórias de vida de portadores crônicos

O desenvolvimento do Seminário envolveu a apresentação completa do artigo, como o nome dos autores, local de publicação, palavras-chave, justificativa da escolha do artigo, além do conteúdo das seções Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

As apresentações estimularam os estudantes a refletirem e fixarem o conteúdo abordado durante a disciplina e foi uma oportunidade enriquecedora de compartilhar o conhecimento científico entre os estudantes, culminando o encerramento do 1º semestre de 2022.