8º Ano realiza atividade multidisciplinar sobre as drogas

Unidade: Brasília | 27 Jul 2022

Uma atividade especial, em conjunto entre as disciplinas de Artes Cênicas e Serviço de Orientação e Ética, foi realizada com os alunos do 8º Ano, sob condução das professoras Maria das Dores Soares, Joyce Alcantara, Isadora Stepanski e Ana Paula Busson.

Foram anexados vários cartazes na Escola, com frases sobre drogas, como: "Diga não às drogas" e "A arte de ser sábio é a arte de saber ignorar". Outros cartazes continham ensinamentos da Logosofia sobre Defesas Mentais, como, por exemplo: "Viva com plenitude; amplie sua consciência, abra sua mente, porque, ampliadas ambas, a vida ganha vigor, entusiasmo, movimento e também grandeza." (Do livro "Bases Para Sua Conduta")

Os estudantes retiravam esses cartazes e formavam grupos para conversar entre si e responder o que já sabiam sobre o assunto, levantar o que não sabiam, e pensar em qual seria a ligação do ensinamento com as frases. Depois, os grupos teriam que fazer uma pesquisa para responderem: o que são as drogas? Quais são os tipos de drogas? O que nos faz usar drogas? O que é dependência química? E, logo após, apresentaram para os colegas essa pesquisa.

Durante a apresentação para a turma, quando necessário, as docentes faziam intervenções com mais esclarecimentos. Para culminar a atividade, convidaram um médico para vir até o Colégio responder dúvidas que, por ventura, ainda tivessem sobre o assunto. Mas, a turma do 8º Ano teve a ideia de fazer um esquete e apresentar para as demais turmas. Então, assim fizeram: escreveram, organizaram o cenário, ensaiaram na aula de artes com a professora de Artes Cênicas e, no final, apresentaram com bastante êxito.   

"Certamente fazer uma peça com um tema delicado como o que escolhemos requer diversos cuidados, deixar claro o que queríamos representar e a mensagem que passamos, os diferentes pensamentos e a confusão na cabeça do garoto, esse processo foi árduo, trabalhoso e difícil. Primeiramente pesquisas e trabalhos sobre o tema foram estudos juntos à professora de ética, Joyce, após o entusiasmo da turma em conversar e aprofundar esse tema, decidimos que algo grande seria feito, começamos conversando os elementos principais e esse processo foi extremamente divertido e proveitoso, expandimos nosso conhecimento sobre o assunto trocando nossos próprios conhecimentos uns com os outros, após o roteiro ser escrito começamos o trabalho teatral junto à professora Isadora, de Artes Cênicas, mais um trabalho difícil, decorar falas exigia alto empenho e foi o que fizemos, tudo que podíamos, nos esforçamos muito e o resultado foi satisfatório para ambas as partes, o público e nós mesmos, nos divertimos muito no processo, risadas, conhecimentos adquiridos e ampliados, foi uma experiência ótima e apesar das dificuldades, superamos juntos, apesar do nervosismo do momento de apresentação, superamos juntos." - Rafael de Azevedo Portanova, 8º Ano