Quanto se aprende ao observar os processos da Natureza dentro e fora de nós!

Unidade: Florianópolis | 27 Jul 2022

Para que as crianças possam extrair aprendizados para suas vidas ao observar um dos processos da natureza, criamos uma atividade na horta para cultivarmos sementes de algo que muitas gostam: tomate cereja! 

Para nortear a experiência, elegemos o seguinte trecho da Pedagogia Logosófica: "A Natureza ensina que nenhum processo se realiza aos saltos." Para iniciarmos, conversamos com as crianças sobre a ideia do cultivo do tomate cereja e convidamos para observarem o processo de desenvolvimento da planta desde o plantio da semente até a formação do fruto. Para que esse experimento fosse possível, recordamos de muitos valores que temos nos esforçado para cultivar na busca por nos superarmos a cada dia, como: paciência, suavidade, cuidado, atenção, gosto pelo conhecimento, alegria, colaboração, generosidade e muitos outros.

Fomos à horta e lá as crianças adoraram colocar as mãozinhas na terra e sentir a textura para preparar aquele ambiente para receber as sementes de tomate cereja. Cada criança recebeu um punhado de sementes e no buraquinho, feito com os dedos, colocou uma sementinha por vez. Ao finalizar esta etapa, pegaram os seus regadores para umedecer a terra. Que alegria gerou o início desse processo!

Ao voltar para a sala, marcamos no calendário o dia do plantio, que a partir dali iríamos observar, regar e acompanhar aquele processo até a colheita do fruto. Uma criança de quatro anos disse: "Profe, nós vamos colher em setembro”. Perguntamos como ela sabia que levaria aquele tempo; e logo respondeu que já fez uma pesquisa sobre o tomate cereja com a família. Dissemos que íamos observar e quem sabe ela tinha razão, mas que até lá precisaríamos cuidar com muito carinho para que a planta e os tomates crescessem fortes e sadios. 

As professoras convidaram as crianças para observar, além do desenvolvimento do tomate cereja, observar os valores que cada uma estava cultivando dentro de si mesma ao longo desse processo. Quem sabe poderemos fazer outras descobertas no caminho!

“A própria natureza nos adverte que cada existência necessita do ambiente favorável ao seu desenvolvimento; do contrário, essa existência se debilita, se distorce ou deforma.” - Pedagogia Logosófica