Projeto "Animais da fazendinha", no Infantil 2 A, movimenta os pequenos investigadores

Unidade: Funcionários | 14 Jul 2022

Os alunos do Infantil 2 A estão cada dia mais interessados no projeto "Animais da fazendinha". Com seus pincéis e tinta guache, criaram, com muita criatividade, os galhos da árvore da fazendinha que está fazendo parte de um lindo mural da sala. A cada apresentação de pesquisa, ele é enriquecido com um novo bichinho.

As professoras Shirléa Rocha, Thalita Osti e Tatiana Lisboa organizaram uma tabela com os nomes dos bichos que cada criança manifestou interesse em pesquisar. Todos os alunos estão demonstrando muita alegria na realização da investigação, com a ajuda da família, e na apresentação para os colegas, por meio de cartazes.

De acordo com o animal escolhido as perguntas para a pesquisa estão sendo as seguintes: Onde vive o animal? O corpo do animal é coberto por pelo ou pena? Quantas patas ele tem? Ele oferece algo para os homens? O que ele come? São perguntas simples que inspiram o estudo e a vontade de saber mais.

“As crianças do Infantil 2 A, com o nosso apoio, vão à frente de todos da turma para  apresentarem o que aprenderam, usando o microfone! Essa atividade é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da fala, para combater a timidez, para o cultivo do respeito, aprendendo a ouvir o que o outro fala e, também, o cultivo da generosidade, quando compartilham o resultado das pesquisas com os demais.”, explicou Shirléa.

A gratidão à família é um valor muito estimulado pelas professoras do Infantil 2 A que aproveitam todas as oportunidades para ensinarem as crianças a cultivarem esse precioso sentimento! Ao final de cada apresentação, as docentes perguntam: “Quem te ajudou a fazer essa pesquisa? Nesse momento, com as melhores fisionomias, elas se recordam de seus pais e, então, as professoras ensinam que eles foram bondosos ao ajuda-los.

“Nós já aprendemos sobre o porco, o cavalo, a vaca, a ovelha e o gato. O projeto Animais da fazendinha está movimentando muito a nossa turma e feito as nossas manhãs ficarem mais ricas em aprendizado com a linda fazendinha do Infantil 2 A.”, completaram Thalita e Tatiana.