Página: 11 de 914
Infantil 5 vivencia autonomia e amizade em uma atividade refrescante
Com as altas temperaturas dos meses do verão, as professoras do Infantil 5, Rosemary Gurgel e Fernanda Pinheiro, organizaram uma atividade especial que, além de refrescar as crianças, estimulou a independência e a autonomia: um animado banho de fonte. Muito mais do que um momento de diversão, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento dos alunos. Enquanto brincavam livremente, as crianças tiveram a oportunidade de tomar decisões, cuidar de seus pertences, respeitar os combinados e (...)
Leia maisInfantil 5 descobre a nova Biblioteca de Sala em um momento cheio de encantamento
Como parte do Projeto Literário, que busca estimular o gosto pela leitura e incentivar o conhecimento, as salas da Educação Infantil agora contam com a Biblioteca de Sala, um espaço que oferece aos alunos fácil acesso aos livros literários. Para tornar esse momento ainda mais especial, as professoras Rosemary Gurgel e Fernanda Meira prepararam uma atividade lúdica para a turma do Infantil 5. O primeiro desafio foi montar, letra por letra, a palavra "biblioteca" na parede da sala. À (...)
Leia maisInfantil 2 aprende sobre suavidade e respeito em uma atividade lúdica
Na Escola, as crianças interagem diariamente com colegas da mesma faixa etária, o que pode gerar conflitos e comportamentos impulsivos. Isso é ainda mais comum entre os pequenos de dois anos, que estão em fase de desenvolvimento da fala e do controle motor. Para estimular a convivência harmoniosa, o conceito de suavidade tem sido trabalhado com os alunos do Infantil 2. Com o objetivo de ensinar esse conceito de forma envolvente, as professoras Mariele Pires e Jade Oliveira aproveitaram (...)
Leia maisFundamental 2 inicia reflexões sobre a natureza humana como um tesouro
Os alunos do Fundamental 2 deram início às reflexões sobre o tema anual: "Natureza humana: um tesouro a ser descoberto". Em uma conversa conduzida pela assessora Jéssica Letícia, os estudantes registraram suas respostas para três perguntas essenciais: Por que a natureza humana é um tesouro? Qual tesouro interno quero conquistar em 2025? Como posso fazer para conquistar um tesouro interno? Após o registro escrito, compartilharam seus pensamentos e sentimentos sobre o (...)
Leia mais3º Ano vivencia a relação entre os ambientes dos animais e os pensamentos humanos
Os alunos do 3º Ano, junto com a professora Júlia Cristina, participaram de uma atividade no laboratório de Ciências para classificar os animais de acordo com o ambiente em que vivem: terrestres, aquáticos ou aéreos. Durante a experiência, observaram imagens e animais expostos no laboratório, analisando suas características para categorizá-los corretamente. Além do aprendizado sobre os habitats, a atividade trouxe uma reflexão valiosa: assim como o ambiente externo influencia (...)
Leia mais4º Ano participa de "caça ao tesouro"
A professora de Literatura e Produção Textual, Ana Carolina Borges, preparou uma surpresa especial para os alunos do 4º Ano ao entregar-lhes o caderno de produção textual! As crianças seguiram pistas que as levaram até o sótão misterioso do colégio. Chegando lá, contaram com o auxílio do colaborador Breno para encontrar a tão esperada “caixa de tesouros”. Todos vibraram com entusiasmo e alegria ao receber essa surpresa, que será uma grande aliada no processo de (...)
Leia mais3⁰ Ano B participa de uma divertida “Caça ao Tesouro”
Os alunos do 3º Ano B receberam um desafio diferente na aula de Literatura: procurar as pistas espalhadas pelo Colégio indicando onde estava escondido um tesouro. Cada pista encontrada era motivo de empolgação e alegria. A última os levou à sala dos professores, onde encontraram um baú fechado, destinado ao 3º Ano B. Lá estava o tesouro que deveriam encontrar! Dentro do baú havia um álbum de figurinhas para cada uma. A cada atividade realizada por meio da leitura de (...)
Leia mais3º Ano A tem uma nova oportunidade de conhecer os colegas de turma
As crianças do 3º Ano A treinaram a expressão oral, preocupando-se em ser compreendidas com clareza, usando o bom tom de voz, articulação e ritmo adequado. A atividade favoreceu o cultivo da valentia e do respeito mútuo, além de propiciar que encontrassem pontos de afinidade uns com os outros, o aparecimento da admiração pelo colega e, quem sabe, um novo vínculo de amizade. A turma foi dividida em duplas aleatórias. Cada dupla teve um momento de conversa com seu par perguntando (...)
Leia maisAlunos do 4º Ano A e B vivem experiência especial de colaboração
"How tall are you? How high is your desk?" Com o objetivo de estimular o trabalho em equipe e a colaboração, os alunos do 4º A e B viveram uma experiência diferente, a de medir os colegas e alguns objetos da nossa escola. Na atividade, foi usado o vocabulário aprendido, como também os números e o sistema de medida. É claro que tivemos a oportunidade de falar bastante os números em inglês! Os alunos participaram com alegria, cultivando o respeito e a vontade de colaborar uns (...)
Leia maisProjeto Acolhimento: um encontro especial entre turmas no Ensino Fundamental
As primeiras semanas do ano letivo são um momento de descobertas, adaptação e novos vínculos. No Colégio Logosófico de Uberlândia, essa fase foi conduzida com um toque especial por meio do Projeto Acolhimento, que reuniu os alunos da Turma da Valentia (1º Ano) e da Turma da Bondade (2º Ano) em uma experiência enriquecedora de aprendizado e amizade. Com o objetivo de favorecer um ambiente de acolhimento e colaboração, a primeira atividade aconteceu em uma aula conjunta de (...)
Leia mais