Notícias

Página: 11 de 840


O 1º Ano do Ensino Médio faz uma experiência prática sobre a densidade

Unidade: Funcionários

A Pedagogia Logosófica orienta sobre a importância fundamental da “experimentação como base segura do processo rumo ao saber”. Para aplicar conceitos estudados anteriormente na sala de aula e associar ao cotidiano dos estudantes, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio fizeram um experimento no laboratório de Química, favorecendo a fixação do conhecimento necessário. Primeiramente, os alunos observaram três recipientes com líquidos transparentes. Os recipientes (...)

Leia mais

Infantil 5 B desfruta do "Reading Time"

Unidade: Funcionários

As crianças do Infantil 5 B participaram ativamente do Reading Time! Receberam novos livros para essa atividade tão especial. Com essa oportunidade, as crianças desenvolvem o gosto pela leitura. Além de terem contato com diversas obras, conversaram com os colegas sobre a experiência, relaxaram e “viajaram” com a mente pelas histórias e ilustrações. As leituras ocorreram em diferentes lugares e de diversas formas: na sala de aula, na sala de Música e Artes, sentados nas (...)

Leia mais

7º Ano começa a estudar os seres eucariontes

Unidade: Funcionários

A turma do 7º Ano começou a estudar os seres eucariontes! São os que possuem células com suas organelas revestidas por uma membrana. Nada melhor do que montar uma célula eucarionte para entender a base disso tudo. O pote representa a célula e seu envoltório, o gel representa o citoplasma e, dentro, feito com massa de modelar, as organelas celulares. Assim, com “a mão na massa”, os alunos aprenderam, de maneira prática, a forma e a função dessas estruturas. Como é bom aprender! (...)

Leia mais

"Reading time" embaixo da pitangueira, no Infantil 3 B

Unidade: Funcionários

As crianças e as professoras Marcília e Maria Vitória, do Infantil 3 B, desfrutaram do Reading Time embaixo de uma Pitangueira! Elas ficaram entusiasmadas ao programar a atividade, levaram vários livros e um forro para se sentar. Todos apreciaram bastante aquele momento. Que maravilha ler sob a sombra fresca de uma árvore! Dentre os livros estava “A árvore de Julinha”, que conta a história de uma pitangueira em um quintal. Após a leitura, as professoras colheram algumas (...)

Leia mais

2º Ano aprende a importância da colaboração com a natureza

Unidade: Uberlândia

Dentro do conteúdo de Ciências, o 2º Ano estudou as diferentes relações entre os seres vivos: foram observados vários exemplos de seres diferentes que convivem juntos de forma harmônica. Por exemplo, a árvore que serve de abrigo para a orquídea ficar pendurada e receber mais luz solar, o Sol que nasce todos os dias para esquentar o planeta e ser possível a vida na Terra, a chuva, o vento e vários outros. Os alunos entenderam que, apesar desses exemplos, tudo que existe na natureza (...)

Leia mais

Brincando de adivinhar quem é o colega por meio do tato

Unidade: Cidade Nova

As professoras do Infantil 5, Rosemary Gurgel e Viviane Zanoni, propuseram aos alunos uma brincadeira de adivinhação. Nesta atividade, duas crianças eram escolhidas para ir à frente da sala: uma delas ficava de olhos vendados, enquanto a outra permanecia sem venda. A criança vendada usava o tato para tentar identificar quem era o colega ao seu lado. Após dar seu palpite, com a orientação das professoras, ela refletia sobre os motivos de sua escolha. As justificativas variavam bastante e (...)

Leia mais

Brincando, Infantil 5 pratica e recorda o vocabulário de Inglês com alegria e entusiasmo

Unidade: Cidade Nova

As English Classes do Infantil 5 são sempre interativas e animadas! Mrs. Teixeira utiliza diversos materiais para estimular os alunos a explorar, ampliando suas experiências e favorecendo a construção do conhecimento. Com o objetivo de tornar as aulas ainda mais divertidas, a docente convidou os alunos a brincarem com o Bowling Game e o hopscotch. Esses jogos não apenas melhoram a aprendizagem e a prática dos números, mas também promovem a confiança, organização, concentração, (...)

Leia mais

Cultivando o entusiasmo e a valentia, Infantil 5 realiza o “Show do Bambolê” nas aulas de Educação Física

Unidade: Cidade Nova

Na primeira semana de março, dedicada às atividades de exploração de materiais nas aulas de Educação Física, a turma do Infantil 5 promoveu o “Show dos Bambolês”. No início, a professora Camila Magalhães distribuiu um bambolê para cada criança, incentivando-as a criar diversos movimentos com o material. Esse foi o momento em que os “artistas” prepararam seu “show”. Em seguida, todos se reuniram na “plateia” para assistir às apresentações dos colegas, (...)

Leia mais

Infantil 2 descobre os elementos da Natureza presentes no Colégio

Unidade: Cidade Nova

Este ano, o projeto anual do Colégio traz um tema muito importante: "Natureza, a primeira mestra do ser humano". Com o objetivo de estimular ainda mais a vontade de aprender, observar e investigar a natureza, as professoras Mariele Pires e Jéssica Reis convidaram os alunos do Infantil 2 a fazerem um passeio investigativo pelo Colégio. No decorrer do passeio, as docentes pediram aos alunos que observassem dentro e no entorno do colégio alguns elementos da natureza. Usando um rolinho de (...)

Leia mais

Educação Infantil realiza as primeiras Reuniões Pedagógicas de 2024

Unidade: Cidade Nova

Tivemos a alegria de receber os pais de toda a Educação Infantil para as primeiras Reuniões Pedagógicas de 2024. Foi um momento muito feliz, em que as professoras de cada turma tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho pedagógico e logosófico planejado para o primeiro semestre do ano. Elas destacaram a centralidade desse trabalho na prática docente, ressaltando seu papel fundamental na educação dos alunos. A participação expressiva dos pais permitiu um rico intercâmbio de (...)

Leia mais