O Infantil 3 A realiza estudo sobre a sombra

Unidade: Chapecó | 15 May 2022

As professoras Katrine Machado e Gabriela Broetto organizaram uma atividade de observação para a turma do Infantil 3 A, dentro do projeto “Embarque em uma viagem de descobertas”, com o subtema “As diferenças que nos tornam especiais”. 

Desenvolvendo várias atividades de reconhecimento de si mesmo e dos outros, as professoras observaram que as crianças estavam com uma curiosidade sobre as sombras: “Será que todos temos sombras?” 

Então, as professoras fizeram algumas perguntas para as crianças pensarem: “Será que todos temos sombra?”, “Como é que a sombra aparece e desaparece?”, “Podemos cobrir a sombra com pedrinhas?”.

Após manifestarem o que pensavam, a turma foi ao pátio verde para fazer a observação e verificar as respostas às perguntas. Descobriram que não só as crianças e as professoras tinham sombra, mas as árvores, os carros, tudo o que estava ao seu redor.  

Juntamente com a observação, os alunos foram organizados em duplas e receberam giz para desenhar  a sombra do seu colega no chão.  Durante a atividade as crianças manifestavam: “Onde está minha sombra?”, “Será que desapareceu porque saímos do sol?”, “O sol escondeu o sol e a sombra sumiu!”, “A minha sombra é grande, parece que eu sou gigante!”, “Você sabia que o sol que faz nossa sombra, profe!”

Momentos como este possibilitam às crianças pensar sobre os seus porquês, estimulando-as a buscar as respostas. Ao mesmo tempo, ampliam  a capacidade de observação do mundo ao seu redor.

Para a Pedagogia Logosófica, as perguntas são muito importantes, pois estimulam a criança a pensar.