Infantil 4 aprende mais sobre a mente e os pensamentos em uma série especial de "rodinhas"

Unidade: Uberlândia | 1 Nov 2021

A partir da observação de alguns pensamentos que estavam interferindo no ambiente da Turma do Afeto, a Assessora Educacional, Mariana Almeida, realizou com a turma atividades com o objetivo de que recordassem o conceito de mente e identificassem quais eram esses pensamentos, e como poderiam combatê-los.

Em um primeiro momento, foi realizada uma rodinha, na qual a Assessora recordou a imagem da casa mental, utilizando uma casinha de madeira, e desenvolvendo, com as crianças, analogias e reflexões para que pudessem compreender a necessidade de se empenhar mais no cuidado com a mente, selecionado os pensamentos de bem, e “varrendo” para fora os pensamentos negativos. Ao final da atividade, a professora mostrou o livro: "Minha Casa Mental", e relatou que iria apresentar a eles dois pensamentos negativos para que, ao identificá-los, pudessem se defender deles.

Na segunda atividade, também em rodinha, a professora leu uma história sobre o pensamento do contra, relatando a história de um menino que obedecia a esse pensamento, suas ações, e as consequências negativas que viveu. As crianças foram estimuladas a refletir sobre o que pode acontecer quando não se combate esse pensamento, favorecendo que elas pudessem observar, em si mesmas, sua atuação.

Na terceira rodinha, a professora perguntou quem já havia identificado esse pensamento, o do contra, uma vez que ele gosta muito de reinar nas mentes das crianças. A turma começou a refletir que, para identificá-lo, seria preciso que cada um olhasse para si mesmo, e pensasse em suas atuações. Todas elas conseguiram identificar momentos em que esse pensamento atuava. Em seguida, as crianças registraram com um desenho o que haviam compreendido sobre o do contra.

Na atividade seguinte, a Assessora levou as crianças para o anfiteatro e mostrou a eles o vídeo de um vulcão entrando em erupção e o barulho estrondoso que apresentava. Depois do vídeo, a Assessora apresentou às crianças o pensamento "faisquinha", e construiu com eles a analogia entre a imagem do vulcão e o que ocorre internamente quando atua esse pensamento negativo. A turma pôde recordar-se de alguns episódios vividos por eles e identificaram a necessidade de ser valente para combater o "faisquinha".

Para concluir, as crianças receberam, cada uma, uma casinha de papelão para representar a Casa Mental. Na aula de artes, a turma enfeitou a casinha enquanto recordava do que haviam aprendido.