'Projeto Universo' ensina alunos sobre o universo que existe dentro de cada um

Unidade: Uberlândia | 14 Oct 2021

'Projeto Universo' ensina alunos sobre o universo que existe dentro de cada um

Durante o Projeto Universo, a Assessora Educacional Mariana Almeida realizou algumas atividades com as crianças da turma, trabalhando a analogia entre o universo de fora e de dentro. Elas aprenderam que, assim como existe o mundo ao nosso redor e a imensidão do universo, existe também outro mundo, um mundo imenso e maravilhoso, que está dentro de nós: nosso mundo interno. Dentro desse mundo, há muito o que conhecer! A turma pôde pensar sobre o que há nesse mundo e o que podemos cultivar nele, para que se encha de tesouros!

O projeto aconteceu durante o mês de setembro, nas salas de aula e no anfiteatro, onde foram realizadas rodinhas, uma brincadeira, um momento musical e uma atividade em que as crianças puderam registrar o que identificam dentro de si mesmas.

No primeiro momento, a professora apresentou um vídeo para as crianças que mostra a vida física, do micro ao macro, com imagens do universo que existe fora de nós, e do que temos dentro do nosso corpo: sangue, células, DNA, átomos, até as menores partículas já descobertas pelos cientistas.

Em seguida, ela perguntou qual o tamanho do universo e, mediante as respostas que evidenciavam a imensidão percebida pelas crianças, construiu com elas a analogia de que nosso mundo interno pode também ser tão imenso e vasto quanto o cosmos. As crianças aprenderam que existe dentro de nós uma parte física, que conforma a parte biológica, e há também muitas coisas que, mesmo invisíveis aos olhos físicos ou equipamentos, são reais e podemos conhecê-las.

Partindo dessa reflexão, elas recordaram que há dentro de nós: sentimentos, pensamentos, emoções, sensações, ideias, e refletiram que temos que cuidar desse mundo para conseguirmos colocar nele o que é de bem para ser melhores a cada dia.

As crianças também refletiram sobre o que os cientistas precisaram cultivar em si, para conhecer e descobrir tantas coisas. Elas identificaram o esforço, o estudo, o conhecimento e a paciência.

A professora contou então a eles que podemos todos ser cientistas também, mas, um cientista diferente, um cientista de si mesmo! Que usa a inteligência para investigar e explorar seu próprio mundo interno.

Em um segundo momento, as crianças recordaram de suas compreensões e em seguida a professora realizou com a turma uma dinâmica: dentro de um baú haviam papéis com algumas coisas escritas, e a turma teve que responder se o que estava sendo mostrado pertencia ao mundo de dentro ou de fora. A partir da dinâmica, puderam refletir que o que temos dentro reflete fora de nós, na convivência, nas escolhas, nas palavras e na conduta. Em seguida, as crianças ouviram a música: Duas Vidas, de um CD da Editora Lire, e refletiram sobre as partes da música. Ao final, todos registraram com um lindo desenho o que já conseguem identificar de bom em seu mundo interno.

Na terceira atividade, tivemos uma convidada especial: A Assessora Educacional do Fundamental, prof. Alba Costa. Ela pôde ouvir das crianças o que elas têm aprendido e explicou que dentro de nós é como se houvesse um baú de tesouros e que esse baú deve continuar sendo preenchido sempre. Se cultivamos a bondade e a generosidade por exemplo, estamos colocando esse tesouro em nosso mundo interno. Ao final, a prof. tocou uma música composta por ela sobre o tema, e as crianças aprenderam e cantaram juntas, em um encerramento muito feliz.

A proposta das atividades era que as crianças compreendessem que tem a prerrogativa de conhecerem a si mesmas, o que tem de bom e o que é preciso superar, e ampliassem o entendimento sobre a importância de esforçar-se sempre em ter bons pensamentos e sentimentos.