Turma 4 do Horário Estendido reflete sobre o equilíbrio dos pensamentos

Unidade: Brasília | 16 Mar 2018

As professoras da Turma 4 do Horário Estendido, Carmen Almeida e Priscila Lopes, desenvolveram uma linda atividade com o tema anual A busca do equilíbrio. Elas proporcionaram um momento de conversação com as crianças sobre o conceito de equilíbrio e, logo em seguida, apresentaram uma balança. As crianças observaram suas características, manusearam e a utilizaram para pesar objetos. Todos notaram que a balança ficava equilibrada de acordo com o peso colocado em seus pratos.

Diante disso, as docentes perguntaram aos alunos: “O que gostariam de equilibrar em suas vidas?”. Foi um momento em que todos quiseram se manifestar com muita empolgação.

Essa atividade teve como objetivo não só estimular os alunos a refletirem sobre as ações, como também alcançar o equilíbrio delas na vida prática e na mente.

“A analogia de equilibrar os pensamentos às ações foi uma atividade palpável e produtiva para as crianças. Elas concluíram que para uma melhor convivência é necessário manter a atenção aos pensamentos para que não haja um desequilíbrio entre os que ajudam e os que atrapalham”, explicou Carmen.

Para finalizar a atividade, os alunos confeccionaram um belo mural, apresentando pensamentos equilibrados para uma melhor convivência.