2º Ano do Ensino Médio vibra com aula prática de Cinética: Dragão Químico

Unidade: Funcionários | 7 Dec 2017

As professoras Fabiana da Costa e Ward Lauar fizeram os alunos compararem duas situações para a queima do amido de milho. Na primeira eles tentaram colocar fogo no amido de milho em um pires e perceberam que isso era muito difícil. Na segunda tentativa, e mais emocionante, os alunos colocaram uma colher de sopa com amido de milho na boca e sopraram este amido sobre uma tocha de fogo. Para a surpresa de todos, ao soprar, o amido de milho pega fogo. Nesse momento se recordaram o personagem lendário do dragão, apresentado em muitos filmes. O fator cinético estudado é a superfície de contato, pois ao soprar o amido, a área de contato aumenta o comburente (gás oxigênio) e a chama da tocha, queimando mais facilmente.

A motivação da aula foi analisar quais são os três itens importantes para que ocorra uma reação de combustão (combustível, comburente e energia de ativação) e qual fator cinético pode sofrer modificação, para que a reação ocorra com mais vigor.