6º Ano se dedica ao concurso “Dia da Árvore”

Unidade: Funcionários | 4 Oct 2017

Em comemoração ao Dia da Árvore, para estimular a observação das diferentes espécies que estão nas cidades, os alunos do 6° Ano participaram da 3°edição do concurso do “Dia da Árvore”. Mais importante do que fotografar, é preservar! Além de nos dar sombra, as árvores são fonte de alimentos, abrigo para a fauna e protegem as nascentes. Existem vários objetos que tem origem nas árvores: carvão vegetal, cabo da vassoura, castanhas de caju, cabo de martelo, óleos essenciais, caixas de papelão e lenha. As árvores são preciosas, mas com a expansão urbana, ocorre uma redução das áreas verdes e as poucas árvores que restam não recebem toda a atenção que merecem.

A proposta foi fotografar uma árvore estando posicionado abaixo dela e olhando para cima. No total, 29 alunos participaram do concurso e enviaram fotos belíssimas. A engenheira florestal, Patrícia Bueno que trabalha na Novacap em Brasília - DF colaborou com o concurso fazendo a análise das fotografias. E para surpresa de todos os participantes, o aluno Felipe Quick Doll Mesquita, do 6°B registrou um fenômeno raro quando viajou no recesso escolar para a cidade de Canela – RS. Lá ele visitou o Parque das Sequóias e dentre as muitas fotos que fez, escolheu uma e enviou para o concurso. A fotografia dele retrata o fenômeno das “copas tímidas”. Algo ainda muito estudado pelos cientistas, para os quais há 3 hipóteses para as copas não se tocarem.

Muitas árvores utilizadas para o paisagismo nas cidades estão ao nosso redor. A iniciativa do concurso foi importante também para que se perceba, além da beleza, que as árvores têm também a função reguladora da temperatura no ambiente urbano. Quem conhece, preserva!