Aprender observando os exemplos da natureza é sempre uma alegria para as crianças do 1º Ano, pois se sentem estimuladas e conseguem aprender muito mais.
Observando o peixe Beta, a turma descobriu que ele não é capaz de viver com outros peixes no aquário porque não sabe viver em grupo. Já outras espécies de peixes vivem em conjunto e conseguem dividir o mesmo espaço. Os peixes, como animais, vivem por instinto e não têm a mesma condição que os seres humanos de pensar, aprender e se superar.
Para conviver bem, os alunos estão aprendendo a cultivar belezas internas como a afabilidade, os bons modos, a alegria, o respeito, a serenidade e a bondade. Esse conjunto de valores os ajudam a ter bons pensamentos e atitudes, cultivando, assim, a simpatia. “Ser simpático é uma virtude e sempre podemos aprender a sê-lo. Quando temos bons pensamentos, temos boas atitudes e tratamos a todos de forma agradável”, manifestou a docente a turma.
“A simpatia é uma força que influi decididamente na vida humana; conforme seja o cultivo que dela se faça, serão os frutos a recolher para a realização dos esforços que tendem à perfeição”. González Pecotche