Os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio iniciaram os estudos quantitativos sobre reação química com um experimento, vinculando esse conhecimento com a lei de Lavoisier para sistemas abertos.
Eles começaram pesando o sistema inicial que continha 1 Erlenmeyer, 50 ml de água e 1 Sonrisal. Em seguida, colocaram o Sonrisal na água, gerando uma reação de efervescência com formação do gás carbônico. Após 5 minutos, cessou a efervescência, os alunos pesaram o sistema final e observaram que a massa não era a mesma do início do experimento.
Os alunos relacionaram a diminuição de massa com a reação de efervescência e vincularam com a formação do gás que foi dissipado no ambiente. Por meio dessa análise, os alunos calcularam a massa do gás formado subtraindo a massa final da massa inicial. Embora a massa inicial não fosse igual à massa final, a lei de Lavoisier não foi contrariada, pois o sistema da reação era aberto.