Notícias

Página: 720 de 920


4º Ano do Fundamental produz sabão com óleo usado no Colégio e em casa

Unidade: Florianópolis

Após estudar sobre a água, suas características, tratamento e como é usada em diversos experimentos científicos, a turma do 4º Ano do Ensino Fundamental investigou as características dos óleos e das gorduras. A turma descobriu que, se jogado na pia, uma pequena quantidade de óleo usado para cozinhar pode contaminar a água e dificultar o seu tratamento. Foi então que eles pensaram em alternativas para a reutilização do óleo e descobriram que serve para fazer sabão. A (...)

Leia mais

Turma 1 do Horário Estendido inicia o projeto “Família, minha joia rara”

Unidade: Brasília

As professoras Roseli Luro e Noemy Martins deram início aos trabalhos relacionados ao tema do segundo bimestre Família, minha joia rara. Os objetivos do tema são identificar, por meio da observação de si mesmo, as virtudes que constituem um ser melhor para, então, realizar o bem ao tornar o ambiente do lar mais harmônico e feliz. O lançamento ocorreu de maneira bem divertida, através de um teatro de bonecos, onde eles representaram membros de uma família. Cada personagem falou um (...)

Leia mais

Alunos do 6º ao 9º Ano apresentam jornal nas aulas de Português

Unidade: Brasília

Com o objetivo de ressaltar a importância da informação, da leitura crítica e desenvolver a oralidade, a professora de Português Raquel Araújo propôs aos alunos a criação de um jornal falado. Os alunos foram divididos em grupos e apresentaram notícias da atualidade, esportes, clima, cultura e entretenimento. Por meio deste trabalho, os alunos puderam conhecer e debater, mais profundamente, temas que circudam o dia-a-dia deles, tais como bullying, terrorismo, crise econômica, (...)

Leia mais

Turma 3 e 4 do Horário Estendido iniciam o projeto “Fique atento: como dizem e como realmente sou”

Unidade: Brasília

Baseado no tema anual Melhores atitudes, melhor humanidade, a professora Daiana Silva realizou na aula de Desenho uma conversação sobre os pensamentos de criticar e julgar o outro. O objetivo era fazer com que o aluno pensasse sobre suas atuações e que refletisse sobre o respeito à opinião e as diferenças. A docente ressaltou que saber ouvir as observações colocadas e aproveitá-las como um aprendizado era um gesto de valentia. A professora Daiana ainda propôs a produção de dois (...)

Leia mais

5º Ano inicia os estudos do Sistema Reprodutório de forma muito especial

Unidade: Brasília

O Colégio Logosófico, ao longo dos anos, tem desenvolvido um projeto muito lindo em torno do estudo do Sistema Reprodutório e do tema Família. O objetivo é hierarquizar e trabalhar estes temas de forma elevada e transcendente. Neste ano, para iniciar o estudo no 5º Ano, os familiares vieram ao Colégio e participaram primeiramente de um momento no auditório, onde assistiram uma apresentação com fotos das crianças bebês e atuais. Eles também entregaram aos seus filhos uma cartinha (...)

Leia mais

Alunos do 4º Ano realizam uma excursão ao Museu Vivo da Memória Candanga

Unidade: Brasília

Situado na região administrativa do Núcleo Bandeirante, é formado por 18 edificações originais do conjunto HJKO (primeiro hospital construído em Brasília). O Museu foi inaugurado em 26 de abril de 1990, depois de minucioso trabalho de restauração. Espaço de registro, preservação e difusão da história e da cultura candanga, o Museu Vivo da Memória Candanga, no cumprimento de seu papel social, propõe e realiza ações, participando da educação e da formação de crianças, (...)

Leia mais

Turma do 9° Ano brinca de batalha naval com a tabela periódica

Unidade: Brasília

Para introduzir a tabela periódica de forma lúdica e alegre para os alunos do 9º Ano, a professora de Química Keila Cruvinel organizou um jogo chamado Batalha Naval. Cada aluno recebeu duas tabelas periódicas: uma completa, com as famílias, níveis e elementos; e outra tabela sem os elementos. Na tabela completa, os adolescentes marcaram 6 navios, 1 porta-aviões, 2 encouraçados, 3 cruzadores, 4 submarinos e 5 hidroaviões. Em duplas, começaram a brincadeira: um dos alunos falava (...)

Leia mais

Turmas 3 e 4 do Horário Estendido conhecem as obras do artista Ivan Cruz

Unidade: Brasília

A professora Daiana Silva, de Desenho, apresentou o artista Ivan Cruz e algumas de suas obras para as Turmas 3 e 4 do Horário Estendido. O artista tem como objetivo divulgar o resgate ao lúdico e a imaginação, e incentivar o desenvolvimento real das crianças no feliz mundo das brincadeiras. A docente explicou sobre a técnica de pintura com a tinta óleo e a tinta aquarela, destacando essa última por exigir o cultivo da paciência para se trabalhar. A atividade proposta foi com (...)

Leia mais

Turma do 9° Ano inicia os preparativos da peça teatral que será apresentada na formatura 

Unidade: Brasília

Um grupo de alunos do 9º Ano do Colégio Logosófico iniciou, com grande determinação, os encontros para a montagem da peça de formatura 2017. Desde 1996 o Colégio Logosófico promove, junto aos alunos que estão em seu último ano na escola, um momento sensível de união e superação para a produção de uma peça teatral. “Qual será a peça este ano? Ainda não sabemos. Mas sabemos que iniciamos nossa jornada com muito cuidado uns com os outros!”, exclamou a professora de (...)

Leia mais

Professoras da Turma 3 do Horário Estendido utilizam o livro “Uma história com mil macacos” para trabalhar conceitos importantes

Unidade: Brasília

Observando a Turma 3 do Horário Estendido foi identificado pelas professoras Rita Massaút e Marina Moreira que os alunos estavam com o pensamento muito forte de reagir chorando e fazendo birras diante de algumas dificuldades de convivência. Ao invés de acalmar os pensamentos e dialogar, ficavam irritados e agressivos uns com os outros. As professoras iniciaram um trabalho para estimular a boa convivência entre eles.  Foi observado que a comunicação e o uso das palavras estavam (...)

Leia mais