Página: 668 de 923
Turma do Infantil 4 investiga sobre as sementes
Durante uma roda de conversa, as crianças do Infantil 4 demonstraram muito interesse pelas sementes e aprenderam o que é necessário para uma semente germinar e dar frutos. Na ocasião, as professoras fizeram analogias com a vida, refletindo sobre quais atitudes precisamos ter para gerar boas sementes em nossa vida. Para registrar o que foi aprendido, os alunos construíram em um painel uma árvore, utilizando tinta e pincel. Na reunião de pais, as famílias também refletiram e (...)
Leia maisDocentes participam de palestra sobre postura na escola
Em meados de setembro, o Colégio Logosófico - Unidade Florianópolis recebeu a fisioterapeuta Daniele Sabi que realizou uma palestra para o corpo docente com o tema Postura na escola. Na ocasião, a fisioterapeuta apresentou alguns aspectos conceituais a respeito de postura, relacionando-os às áreas socioafetiva, cognitiva e psicomotora, além de abordar a psicomotricidade como um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global da criança. Também foram apresentados os (...)
Leia mais4º Ano apresenta teatro em inglês
Todas as terças-feiras, a Unidade Florianópolis realiza um Momento Cívico. As turmas se reúnem no auditório para cantar o Hino Nacional, o Hino do Colégio e assistir à apresentação de uma das turmas, que compartilha com as demais algo que esteja aprendendo. Recentemente, a turma do 4º Ano teve a oportunidade de apresentar um teatro em Inglês, escrito durante as aulas de Língua Inglesa com o auxílio da professora Bruna Abreu. As crianças se envolveram em todas as etapas da (...)
Leia mais2º Ano faz experimentos com termoscópio no laboratório de Química
Com a orientação das professoras Fabiana Costa e Ward Lauar, os alunos realizaram experimentos sobre conceitos que envolvem o conteúdo de termoquímica. Receberam um termoscópio, (um objeto composto por dois bulbos de vidro conectados por um tubo também de vidro e separados por um líquido colorido), e inicialmente observaram seu funcionamento. Após discussões e hipóteses os alunos perceberam que ao aquecer o vidro (bulbo inferior), ocorre uma transmissão de calor e o ar contido (...)
Leia mais6º Ano desenvolve atividade com o “Faixa azul”
Muitas cidades do Brasil adotam o sistema de estacionamento rotativo nas principais ruas. Em Belo Horizonte, não é diferente. Para permitir que maior número de veículos possa estacionar nas ruas, a prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a BHTRANS, definiu os locais da cidade para o funcionamento do “faixa azul”, para que o veículo permaneça na vaga, com limite variando de 1 a 5 horas. Observar as placas e estar atento a este sistema de comunicação, entendendo seu (...)
Leia mais2º Ano do Ensino Médio testa o valor energético dos alimentos
Como complemento ao estudo de termoquímica, os alunos se dividiram em 6 grupos entre os laboratórios de Química e Física, com a tarefa de verificar qual era o valor calórico de um amendoim, com o uso de alguns equipamentos de laboratório. Para isso queimaram o amendoim e avaliaram com um termômetro, certa quantidade de água aquecida com esse calor. Com o dado da variação da temperatura da água, da sua massa e de seu calor específico, os alunos calcularam o calor absorvido (...)
Leia maisTurmas do Turno Estendido exploram os movimentos do corpo nas aulas de Consciência Corporal
Nas aulas de Movimento e Consciência Corporal, a professora Isadora Stepanski sempre busca explorar os mais diversos movimentos com o intuito de desenvolver, desde a primeira infância, a consciência das possibilidades e limites do corpo físico. Interpenetrando a Pedagogia Logosófica à prática semanal de descoberta do corpo, os alunos da Turma 1, 2, 3 e 4 do Turno Estendido foram mais além e mergulharam em um rico universo dentro e fora deles, ao trabalhar a Observação (...)
Leia maisTurma do 7º Ano aprende sobre os répteis e conhece a espécie Dragão Barbudo
O atual tema de estudo do 7° Ano, em Ciências, é Répteis. Para ampliar o conhecimento dos alunos e despertar inquietudes sobre este assunto, o senhor Glauber José Teixeira foi convidado para dar uma aula a respeito do dragão barbudo. Glauber é encantado por répteis e, por isso, cria alguns lagartos e cobras. Um desses lagartos é o dragão barbudo que apresentou aos adolescentes no Laboratório de Ciências. Ele falou sobre o modo de vida desse animal, sua alimentação, tipo de (...)
Leia maisAlunos do 6º Ano criam jogo para revisar conteúdo de Geografia e Ciências
A turma do 6º Ano adaptou um dos jogos que mais gosta para revisar os conteúdos de Geografia e de Ciências. O nome do jogo é Quem sou eu. Primeiramente, os alunos se colocaram em círculo e se sentaram no chão da sala. Cada um deles escolheu um conceito estudado nestas disciplinas - planalto, magmática, urano, lua, metamórfica, nimbus e tantos outros - e o escreveu em um papel. Em seguida, este papel foi entregue ao colega do lado sem que ninguém visse o que estava escrito. Com o (...)
Leia maisTurmas 3 e 4 do Horário Estendido refletem sobre saber ouvir e falar na hora certa
A professora Daiana Silva, de Desenho, realizou uma rodinha nas Turmas 3 e 4 do Horário Estendido para refletir sobre o ato de falar e agir sem pensar, ou seja, de forma impulsiva. Para isso, a docente relatou uma experiência, onde uma criança escutou algo sobre uma pessoa e logo externou o que ouviu. Depois de um tempo descobriu que não era verdade o que havia externado e se deu conta que agiu de forma impulsiva e indiscreta. A partir daí, aprendeu a ser mais cuidadosa consigo mesma e (...)
Leia mais