Infantil 4A matutino realiza experiência com o limão

Unidade: Goiânia | 9 Sep 2018

As professoras do Infantil 4A matutino, Thaissa Nicolau e Leidyane Lino, utilizaram dois limões (um com casca e o outro sem) mais dois copos com água para fazer uma experiência. O objetivo era estimular nos alunos a atitude de observar um cientista ao realizar uma experiência.

As docentes apresentaram os materiais e instigaram as crianças a dizerem o que pensavam que seria feito. Depois de ouvi-las, Thaissa e Leidyane perguntaram se poderiam atuar como cientistas. Logo em seguida elas anunciaram a experiência que iriam fazer para descobrir o que aconteceria com os limões ao serem colocados no copo com água.

“Recordamos sobre o que um cientista precisa para realizar a experiência até comprovar os resultados: experimentar, observar, realizar novas tentativas, estudar o experimentado, ter os materiais necessários, fazer esforço, ter perseverança, cultivar a atenção... Convidamos as crianças para ajudar na realização da experiência”, contou Thaissa.

Os alunos observaram que o limão com casca flutua e o limão sem a casca afunda, foi então que descobriram que a casca do limão é como um colete com pequenas bolhas de ar que faz o limão flutuar.

As crianças também tiveram a oportunidade na tarefa de casa de realizar a experiência em família utilizando outras frutas. No dia seguinte compartilharam suas descobertas com os colegas e vibraram de alegria com os resultados. Algumas mães relataram que foi um momento muito especial em família!