As crianças do 1º Ano A e B estão em fase de alfabetização. Como parte da aula de Português, as professoras Rafaela Passos Paulo e Joyce Lopes Porto desenvolveram um jogo, para que, de forma divertida, os alunos desenvolvessem a consciência silábica das palavras.
As professoras desenharam no chão, com giz, duas trilhas com cinco casas cada uma. Duas crianças então se posicionavam em frente de uma das trilhas, respectivamente. Na sua vez, a criança jogava um dado que continha diversas imagens. Ela teria que dizer qual era a figura e quantas sílabas tinha. Acertando, ela andava uma casa, até completar a trilha.
Ao mesmo tempo, as crianças poderiam ajudar umas às outras, pois o objetivo era que todas conquistassem a trilha.
Nessa atividade, as crianças puderam exercitar a consciência silábica e, ao mesmo tempo, cultivar a convivência, pois elas precisavam trabalhar em conjunto para conseguirem percorrer a trilha completa.
A atividade foi muito rica e estimulante. Ao longo do jogo, o desafio foi sendo superado, pois as crianças realmente estavam assimilando o conhecimento. Foi lindo observá-los e acompanhá-los formando palavras. Que atividade alegre!