Bibliotecária cria ações de incentivo à leitura para as turmas do Ensino Fundamental

Unidade: Goiânia | 24 Jun 2018

A bibliotecária Mayan Bueno elaborou algumas ações com o propósito de estimular a leitura das crianças do Ensino Fundamental.

A primeira atividade foi a entrega das carteirinhas da biblioteca. Nesse momento, cada criança teve a oportunidade de receber a sua carteirinha personalizada com código de barras (novo modelo). Foi definida para cada turma uma cor de carteirinha diferente.

A segunda ação foi a entrega das premiações do leitor do mês. Foi observado, entre os alunos do Ensino Fundamental, as crianças que mais realizaram empréstimos na biblioteca. As crianças não foram avisadas que aconteceria naquele mês a premiação do leitor. Para elas, portanto, foi uma surpresa.

Foram confeccionados também alguns enfeites de lápis para entrega aos leitores. Além disso, uma lista com todos os nomes de leitores foi colocada na entrada de cada sala. Foi reforçado que aquele momento era um momento especial e que o grande objetivo não era a entrega do objeto como prêmio (que isso não era importante a ser buscado e que não aconteceria nos próximos meses), mas que foi uma oportunidade de valorizarmos o esforço das crianças que realizaram as leituras.  Essas crianças realizaram as leituras simplesmente para buscar conhecimento e não para ter o prêmio.

A terceira ação realizada foi o Palco do Leitor. Foi montado na biblioteca, um espaço com tablado (sugerindo ser o palco), microfone e caixa de som. As crianças do Ensino Fundamental foram convidadas a participarem de um momento de leitura na biblioteca, durante o recreio. Elas poderiam preparar um trecho de livro, um capítulo, um parágrafo de que haviam gostado, um poema, algo que elas mesmas criaram ou contar a parte de que mais gostaram do livro lido. O palco ficou disponível em um dia, durante o recreio e quem quisesse se apresentar, poderia participar. Esse momento foi pensado com o intuito de oportunizar o uso do microfone, postura em apresentações, entonação ao realizar uma leitura à frente de outras pessoas e combate à timidez.

A quarta ação pensada para encerrar o 1º semestre, foi a entrega de um certificado para as crianças que participaram do palco do leitor. A entrega dos certificados aconteceu em sala de aula e foi pensado para as crianças que se esforçaram no Palco do Leitor.

“O Palco do Leitor foi muito legal. Eu fiquei com vergonha, mas a professora falou que iria comigo, então eu fui e me senti feliz.” Dennys Albino Lacerda Bastos Filho (2º Ano matutino)

“É muito legal as crianças virem para a biblioteca durante o recreio para lerem livros e fazerem várias outras coisas.” Luiza Miranda de Medeiros (3º Ano vespertino)

“Eu adorei todas as atividades. Gostei muito de participar de tudo.” Anne Sophie Proffit Tahan (3º Ano vespertino)