Alunos do 3º Ano constroem robô com sólidos geométricos

Unidade: Chapecó | 16 May 2018

O desenvolvimento do pensamento matemático acontece de forma gradual. Os alunos precisam estar em movimento: de pensamento, de apropriação de conceitos e habilidades, de produção de estratégias e procedimentos matemáticos.

Oportunizando ao aluno transformar as informações adquiridas na escola em conhecimentos significativos e úteis ao cotidiano, a professora Kamila Pavi, regente da disciplina de Matemática na turma do 3º Ano, encaminhou uma tarefa para as crianças realizarem com sua família: construir o  protótipo de um robô utilizando os sólidos geométricos estudados em aula - cubo, esfera, paralelepípedo, cilindro, cone, pirâmide e prisma.

A atividade teve por objetivos aproximar os alunos do conteúdo de Matemática, reconhecer os sólidos geométricos em seu cotidiano e identificar semelhanças e diferenças entre os mesmos.

Para a construção do robô, as crianças usaram muita criatividade, pois os bonecos foram confeccionados com diferentes materiais reciclados (caixas de leite, papelão, tampinhas, caixas, garrafas pets, dentre outros).

O aluno Bernardo Bet (9 anos) falou: “Foi divertido! O papai fez um projeto e a família ajudou a construir”. A aluna Clara Belaver (9 anos) também gostou de montar o robô: “O robô foi feito com a ajuda de toda a família e desta maneira ficou mais fácil e divertido”. Já o aluno Alexandre Bogo (9 anos) percebeu que existem alguns sólidos que aparecem mais em nosso dia a dia: “O paralelepípedo foi o que mais encontrei”. A aluna Larissa de Quadros (9 anos) falou: “Eu tive dificuldades e facilidades. Tive muitas ideias e fiquei muito feliz com o resultado. Achei que ficou com bastante azul, mas tudo bem. O cabelo foi um destaque”.

A professora Kamila concluiu: “A atividade cumpriu com os objetivos propostos, pois além de memorizarem os sólidos, os alunos perceberam o quanto eles estão presentes em nosso dia a dia. As crianças estavam ansiosas para apresentarem seus robôs, cada um com seu nome e peculiaridade. Também foi uma atividade que se estendeu à família, o que propiciou bons momentos juntos”.