2º Ano aprende sobre a renda de bilro 

Unidade: Florianópolis | 22 Apr 2018

Após conhecer um pouco sobre os registros históricos dos açorianos, as crianças do 2º Ano receberam a visita da Dona Norma Lemos Zilli – uma senhora de 87 anos, que veio contar um pouco de sua vida e como era a cidade de Florianópolis na época em que era criança.

Além de falar sobre suas atividades e o que aprende a cada dia, Dona Norma contou que resolveu aprender a fazer renda de bilro há pouco tempo, e que ainda tinha muito o que aprender.

A renda de bilro é um produto artesanal, uma peça produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios têxteis, executado sobre uma almofada, com a ajuda de alfinetes e dos bilros - uma arte cheia de encantos, trazida dos Açores pelos colonizadores portugueses, é uma tradição que passa de geração em geração. Ela relatou também que o que aprendemos fica conosco para sempre! Foi uma visita muito especial!

“O homem, ao nascer, encontra toda a vida universal que o rodeia; porém, somente à medida que cresce e se desenvolve mental e fisicamente, vai percebendo a importância das coisas que estão ao seu redor e de tudo que seus antecessores fizeram em suas respectivas épocas, cuja descrição é evidenciada ao seu entendimento por uma infinidade de sinais, fatos, coisas e palavras que o ser encontra em seu caminhar pelo mundo.” Sabedoria Logosófica