2º Ano conhece Museu Histórico de São José e aprende sobre a cultura açoriana

Unidade: Florianópolis | 22 Apr 2018

Durante as aulas, as crianças do 2º Ano tiveram a oportunidade de conhecer sobre o presente e o passado. Foram realizadas várias rodas de conversas e apresentados objetos históricos, bem como fotos antigas de Florianópolis.

Para continuar com esse aprendizado tão significativo, a turma realizou uma saída de estudos até o Museu Histórico Municipal de São José, o primeiro prédio tombado como patrimônio do Município e que tem um acervo com 3 mil peças.

As crianças perceberam ainda mais a importância do registro escrito e de conhecer um pouco da história desta cidade vizinha de Florianópolis. Assim tiveram a oportunidade de conhecer diferentes artigos de diferentes profissões antigas, objetos dos primeiros habitantes de Santa Catarina e muito mais.

No museu, havia ainda muitas peças feitas por oleiros da cidade, representando a cultura açoriana  e, mais tarde, as crianças puderam observar esta profissão: foram até o ateliê do oleiro Lourival Medeiros que mostrou para as crianças como é realizada esta prática.

“Qual é o pincel que começa a mover-se na mão desse artista incógnito que plasmou no éter um quadro que tão somente ele podia ver, admirar e adorar? A realidade; aquela que, mostrando por um lado o que é, oferece a possibilidade daquilo que pode ser, e somente pede para pôr mãos à obra com o afã tolerante que aperfeiçoa sem danificar o que quer modelar.” Sabedoria Logosófica