“Juntando os cacos” 2º Ano descobre mais sobre Florianópolis

Unidade: Florianópolis | 22 Apr 2018

A cidade de Florianópolis comemorou recentemente 345 anos. Para marcar essa data especial, o Colégio Logosófico convidou o artista Sérgio Matos Martins para ensinar às crianças a técnica do mosaico – um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais que forma um determinado desenho; sendo o objetivo preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.

O senhor Sérgio tem um projeto chamado Florianópolis, juntando os cacos, em que registra em mosaico a arquitetura e o cotidiano da Ilha de Santa Catarina. Assim, ele apresentou para as crianças as suas obras inspiradas em diferentes fotografias e paisagens (atuais e antigas) da cidade.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de fazer o próprio quadro de mosaico. Cada criança ficou com uma das 13 letras do nome da cidade, recebeu uma tela e desenhou a letra sorteada. Utilizando a técnica que aprenderam com o senhor Sérgio, as crianças foram colando os pequenos pedaços de azulejo e montando a sua obra.

No final, o artista levou  os trabalhos  das crianças para casa, para uni-los em uma grande obra de arte.

“Se fisicamente os seres são completos, psicologicamente não o são; faltam-lhes muitos fragmentos para integrar sua verdadeira imagem psicológica. Penso haver dito alguma vez que, ao caminhar, os homens foram perdendo muitas partes de sua entidade psíquica, razão pela qual todos experimentam, inconscientemente, a necessidade de ir em busca desses fragmentos perdidos, a fim de completar aquela imagem.” Sabedoria Logosofica