Turma do 5º Ano inicia estudos de Raciocínio Lógico, buscando a lógica para ter uma boa convivência

Unidade: Cidade Nova | 22 Apr 2018

Visando o desenvolvimento do Raciocínio Lógico, na disciplina Mídia e Conhecimentos, os alunos do 5º Ano iniciaram os estudos e reflexões sobre a importância de buscar a lógica para ter uma boa convivência com todas as pessoas, sejam colegas, familiares ou amigos.

Os conteúdos das aulas partem do princípio de que tudo na criação possui sua lógica e que ela é fundamental para o equilíbrio. Os alunos aprendem que ninguém é perfeito e que o segredo está em buscar a lógica da convivência, e a observação dos próprios pensamentos e atitudes para identificar o que atrapalha o bom relacionamento com os demais. Também é abordada a importância de saber respeitar, ter paciência, tolerância e serenidade para saber lidar com o outro.

González Pecotche ensina que “uns têm o que falta a outros e, o que a uns falta, outros têm; e assim sucessivamente”. Refletindo sobre essas palavras, os alunos perceberam a sua lógica e viram que as diferenças entre as pessoas é o que possibilita que evoluam, buscando ser melhores para conviver bem e de forma harmônica e equilibrada com todos.

No início desses estudos, os alunos também viram que as pessoas estão diante de um problema que González Pecotche define da seguinte forma: “ninguém quer dar ao outro o que tem, porque pretende que o que tem seja melhor do que o que lhe falta e outro tem. É nesse verdadeiro labirinto de cotações dos fragmentos humanos onde se encontra a causa maior de todas as dissensões, e é, ao mesmo tempo, de onde parte a equivocada posição de todos os seres, sem exceção, que poderia ser definida com uma só palavra: incompreensão.”

Com todas essas reflexões, os alunos ficaram muito estimulados a se tornarem investigadores da própria vida buscando a lógica e a compreensão dos seus problemas para descobrirem o que podem mudar em si mesmos para terem mais equilíbrio e melhorar a convivência com os demais seres.