Turma do Infantil 5 reflete sobre o conceito de equilíbrio brincando com um pião

Unidade: Goiânia | 16 Mar 2018

Para explorar o tema do ano de forma concreta e prática, as professoras do Infantil 5, Dayanna Gomes e Viviann Waleska, chegaram em sala com baú. Nele havia uma surpresa para a turma. As crianças observaram o baú, sacudiram para ouvir o que poderia estar lá dentro, sentiram se o conteúdo era leve ou pesado e levantaram algumas hipóteses. Foram dadas algumas dicas: que se tratava de um brinquedo, que esse brinquedo muito pais e avós já haviam brincado quando crianças, que tinha numa das extremidades uma ponta, que para brincar usamos barbante ou cordão enrolado nele... Uma das crianças descobriu a surpresa: era um pião.

Em seguida a turma assistiu a uns vídeos sobre piões, o que levou a pensar sobre os que o mantem em equilíbrio. As crianças perceberam que a velocidade do pião, o movimento era o que o mantinha em pé; que bastava diminuir o movimento que ele cambaleava e caía ao chão.

As professoras recordaram o tema do ano: A busca do equilíbrio, e identificaram o conceito de equilíbrio físico através da recordação de outras brincadeiras e brinquedos que exigem equilíbrio do corpo, como patins, bicicleta e skate.

A professora Dayanna contou que desde a infância tentou jogar pião, porém, não conseguiu aprender e, portanto, precisou encontrar alguém que pudesse ensinar as crianças a brincarem com este brinquedo. O senhor Sabino, um grande colaborador do Colégio, afirmou ser craque e se dispôs generosamente a visitar a turma para ensinar. Contou que brincava em sua infância e até confeccionava seus próprios piões. As crianças ficaram encantadas com o brinquedo girando e foi uma rica oportunidade de cultivar a gratidão à generosidade do nosso colaborador.