Infantil 5 compreende a importância de calçados adequados para atividades na escola

Unidade: Uberlândia | 16 Mar 2018

As professoras da Turma da Colaboração (Infantil 5), Sara Mendonça e Monica Soave, solicitaram aos alunos que viessem de tênis e trouxessem um par de chinelos para uma atividade surpresa! No dia combinado, todos chegaram empolgados.

As docentes pediram que as crianças colocassem os chinelos com o objetivo de percorrer, de trenzinho, o trecho da sala de aula até o pátio da escola, e se algum amiguinho parasse todos deveriam parar, pois o trem não poderia andar descarrilhado.

Ao começar o trajeto, as crianças pararam várias vezes, pois um colega pisava no chinelo do outro e o mesmo saía do pé. Quando chegaram ao pátio, as crianças foram orientadas a correrem o mais rápido que pudessem, de um ponto a outro determinado pela professora. A regra era que só poderiam correr com o chinelo no pé e, caso o chinelo saísse, seria necessário voltar e calçá-lo antes de continuar a corrida. Quase todos perderam os chinelos!

Após essas duas atividades, as professoras solicitaram que todos colocassem os tênis, pois iriam repeti-las e observar com qual calçado seria mais cômodo e rápido realizar o que havia sido proposto. Os alunos ficaram empolgados por terem realizado as atividades bem mais rápido. E como foi divertido aprender assim!

Em sala, as docentes fizeram uma rodinha com as crianças e conversaram sobre qual dos calçados deixou a corrida mais fácil. Foi concluído que o tênis foi melhor opção e que por isso o Colégio solicita que todos venham de tênis para as aulas de Educação Física, e com calçados que não saiam do pé com facilidade para as demais atividades. A professora também fez uma breve explicação sobre o pé e sua função em nosso corpo.

Para culminar esse trabalho, os alunos apresentaram ao professor Ricardo Rodrigues, de Educação Física, as descobertas que fizeram em relação ao uso do tênis.