Turmas do 8º e 9º Ano realizam dinâmica e aprendem a "Como fazer História?"

Unidade: Brasília | 19 Feb 2018

Os alunos do 8º e 9º Ano iniciaram o ano letivo aprendendo sobre as formas de se fazer História. A dinâmica consistia em apresentar algumas imagens e pinturas representativas de acontecimentos dos séculos XIX e XX, e que têm relação com o conteúdo que irão aprender nesse ano.

Dois ou três alunos se posicionaram de costas para a projeção e os demais alunos da turma descreveram, minuciosamente, as imagens para estes colegas, como as cores predominantes, os personagens, a luz, a ambientação e o provável contexto histórico.

Sendo assim, por meio do olhar dos demais, os dois ou três alunos que se colocavam de costas para imagem imaginavam o que estava sendo projetado. Em seguida, quando finalmente podiam observar a projeção, se surpreendiam, pois imaginavam as cenas de forma completamente diferente, por mais detalhada que tenha sido a descrição dos colegas.

Além de introduzir os contextos históricos que serão abordados no ano, a dinâmica serviu para mostrar que, na História, nunca sabemos o que realmente aconteceu. Sabemos apenas o que as fontes (imagens, relatos, memórias, objetos, músicas, fotografias, etc) nos contam. Além do mais, como foi possível observar na atividade, muitas vezes dois ou mais alunos descreviam a mesma cena de formas muito diferentes: enquanto um via a destruição da Bastilha, por exemplo, outros viam a construção da fortaleza. Isso demonstra a imensa subjetividade que permeia toda a História que fazemos e aprendemos.