Turmas do 6º e 7º Ano desvendam o passado da professora de História

Unidade: Brasília | 19 Feb 2018

Na aula de História, a professora Scarlett Dantas reuniu vários objetos relacionados ao seu passado: fotos da infância e da adolescência, ingresso de shows, diário pessoal, cartão-postal, livros, fita cassete e documentos pessoais.

Em sala, foi desenhada, no quadro, uma linha do tempo em branco e foram registradas algumas questões para que os alunos do 6º e do 7º Ano as respondessem, tais como: Quando ela nasceu? Onde? O que ela gosta de fazer? O que se pode afirmar sobre sua família e seus hábitos?, etc.

A sala foi dividida em trios e cada um deles deveria analisar o maior número de detalhes dos 3 objetos entregues a cada trio. Após alguns minutos de observação, os alunos deveriam apresentar suas conclusões oralmente e responder às perguntas, enquanto a professora preenchia a linha do tempo de acordo com as datas e informações descobertas.

O objetivo da dinâmica era mostrar aos alunos que o processo de selecionar e analisar as pistas sobre o passado para fazer conclusões acerca do presente é exatamente o ofício do historiador.

Os alunos ficaram muito estimulados com a atividade, e de agora pra frente estão entusiasmados para pesquisarem cada vez mais!