Alunos do 1º ao 5º Ano realizam Mostra Pedagógica e culminam estudos do segundo semestre

Unidade: Uberlândia | 20 Dec 2017

Para que os alunos pudessem mostrar aos pais os trabalhos desenvolvidos durante o segundo o semestre, as turmas do 1º ao 5º Ano, juntamente com as professoras Glênia Naves, Daniela Nunes, Roneida Alves, Priscila Verri e Sara Mendonça, promoveram uma Mostra Pedagógica.

O 1º Ano teve como tema A água e seus estados. A Turma da Valentia descobriu que a água em seu estado de vapor não pode ser vista, apenas sentida. Então, foi apresentada uma analogia entre o vapor de água com as virtudes. Essas também são invisíveis aos olhos, mas aparecem por meio de nossa conduta. Ainda, foi proposto às crianças o cultivo da generosidade, o que foi estimulado por meio de variadas experiências previamente planejadas para que os alunos pudessem praticar essa nobre virtude.

O 2º Ano foi o tema Como falamos e como ouvimos?. Por meio de experiências com balões, os alunos compreenderam que para haver som é necessário a vibração de algo. No caso do ouvido, a membrana timpânica vibra e ao final se transforma em impulsos nervosos que vão para o cérebro. E para a fala, é preciso que as pregas vocais também vibrem. Após alcançarem essa compreensão, as crianças compreenderam que é preciso tomar cuidado com as palavras, pois para a produção de boas palavras é preciso que a verdadeira “grande fábrica de palavras”, nossa mente, pense antes de pronunciá-las. Os alunos recontaram a história do livro A grande fábrica de palavras, de Agnès De Lestrade, à luz das reflexões feitas sobre o tema.

No 3º Ano, com o tema Rochas e Minerais, os alunos construíram um vulcão e fez-se uma analogia entre as erupções vulcânicas e as reações negativas que às vezes vivenciamos. Quando temos o mundo interno controlado, o vulcão está calmo; quando o ambiente interno se agita, se descontrola, o vulcão interno entra em erupção.

Em outra experiência, foi escolhido um solo fértil e as crianças plantaram sementes de hortaliças e as cultivaram diariamente. De forma análoga, assim como podemos cultivar as plantas, podemos cultivar belos sentimentos.

A Turma da Simpatia ainda construiu a maquete de uma casa física (foi mostrado os minerais que há na construção de uma casa) e também foi feito um painel representando a casa mental, com frases denominando os bons pensamentos que colaboram para iluminar a vida com conhecimentos superiores.

O 4º Ano escolheu o tema Flutuabilidade e Densidade. Os conceitos de massa, volume e flutuação foram estudados utilizando-se experimentos simples, que ofereceram a possibilidade de pensar sobre eles, levantar hipóteses, fazer previsões e criar estratégias de testes e de resolução de problemas, que são procedimentos essenciais ao desenvolvimento do aprendizado das Ciências. Os alunos apresentaram e explicaram aos visitantes as experiências realizadas no laboratório durante o segundo semestre letivo.

O 5º Ano apresentou diversas atividades práticas sobre Magnetismo e Eletricidade, por meio de vários experimentos realizados. Por meio dos estudos teóricos e práticos – vários experimentos foram realizados, foram ressaltados a importância do conhecimento na vida do homem. “A vida sem conhecimento seria como viver na escuridão, porque é ele que ilumina nosso entendimento para compreender o mundo, a Natureza, o Universo e também promover o processo e a evolução em todos os aspectos da vida”, observaram os alunos.