Docentes da Unidade Uberlândia participam de curso sobre Coordenação Motora e Psicomotricidade Infantil

Unidade: Uberlândia | 20 Dec 2017

As professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Unidade Uberlândia participaram de um workshop de Coordenação Motora e Psicomotricidade Infantil, com o Educador Físico Fernando Provete.

De acordo com as participantes, o curso foi dinâmico, divertido e muito rico em conteúdo. Na ocasião foram destacados aspectos fundamentais da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. Fernando ressaltou que a criança precisa se movimentar, pois esse é um pré-requisito para diversas aprendizagens, incluindo a alfabetização, tendo repercussão para toda a vida.

A equipe do Colégio entende que a Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança, já que, durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com frequência.

Veja os depoimentos de algumas professoras:

“O Curso foi inspirador! Pensar a Educação Infantil (2 aos 12 anos) por meio das próprias possibilidades do corpo, respeitando as individualidades e, ao mesmo tempo, estimulando o desenvolvimento físico e psíquico é algo incrível! Por meio da psicomotricidade trabalhamos o equilíbrio, a noção corporal, a motricidade grossa, a motricidade fina, a lateralidade, a noção temporal e a noção espacial. É uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições. Tem sustentação nos três conhecimentos básicos: intelecto, afeto e movimento. Destaco que existem estudos que relacionam dificuldades na aprendizagem à desordem motora. Conhecimentos que se afinam com a Pedagogia Logosófica: aprender brincando, utilizando a imaginação inspirada na natureza, com muito afeto: este é o segredo do desenvolvimento integral! Brincamos bastante no curso, recordamos da criança que fomos e nos inspiramos para por em prática os conhecimentos adquiridos.” Alessandra Fernandes, professora do Infantil 4.

“O profissional ministrou o curso com bastante desenvoltura e leveza ao tratar da infância!! Como professora do Infantil 2 observei que o trabalho psicomotor elaborado todo ano no Colégio está sendo realizado com muito sucesso!! Sigo o professor Fernando pelas redes sociais há algum tempo e me inspiro em seu trabalho para desenvolver inúmeras atividades com as crianças, que adoram!!! Grata oportunidade de estar me capacitando com pessoas que repassam o bem ao próximo! Foi estimulante!” Isabela Lemes, professora do Infantil 2.

“Há dois anos acompanho o trabalho do Fernando Provete pelas redes sociais e este curso foi a realização de um dos meus objetivos, enquanto profissional da Educação  Infantil.  Sou grata ao Colégio por possibilitar a realização de tal objetivo. O Fernando é um excelente profissional e com este curso possibilitou ampliar ainda mais nossos conhecimentos sobre a psicomotricidade, mostrando ainda mais sua importância na formação da criança de forma integral. Foi um sábado divertido e prático, recheado de bons conceitos. Tenho certeza que minhas aulas serão mais completas e ainda mais ao gosto das crianças. Espero em breve realizar mais cursos como este.” Letícia Silva, professora do Infantil 5.