Aula experimental de Química cria oportunidade de entender conceitos importantes no 2º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 20 Nov 2017

Para completar e ilustrar o conteúdo de Cinética Química, estudado teoricamente em sala de aula, as professoras Fabiana Costa e Ward Lauar realizaram uma atividade bem estimulante no Laboratório de Química. Nela foi analisado o efeito da concentração do peróxido de hidrogênio sobre a velocidade da reação de oxidação do iodeto. O iodeto é produzido pela reação do iodo com a vitamina C. Somente ocorrerá uma mudança de cor quando toda a vitamina C tiver sido consumida. Quando toda a vitamina C for consumida, a concentração de iodo aumentará, formando-se um complexo com o amido. O complexo formado é uma substância de coloração escura. A mudança de cor ocorre de maneira repentina e a cor formada surpreendeu os alunos.

Os grupos fizeram o experimento com soluções de diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio. Os alunos puderam observar que as soluções mais concentradas sofreram alteração em um tempo menor. Para tornar mais interessante os alunos se organizaram na frente da sala obedecendo a ordem crescente das concentrações das soluções preparadas por cada grupo. A alteração na cor das soluções foi ocorrendo de maneira seguida, evidenciando que, quanto maior a concentração do reagente peróxido de hidrogênio, mais rápida a reação química.