1º Ano realiza estudos sobre os dinossauros e faz escavações na caixa de areia da escola

Unidade: Florianópolis | 17 Nov 2017

Uma das atividades propostas pelo material Experimenta Ciência, trabalhado nas turmas de Ensino Fundamental da Unidade Florianópolis, é a de estimular que as crianças, ao  pensar sobre os dinossauros que habitavam a Terra, possam refletir sobre a história da evolução da vida no planeta  e recursos que temos para conhecê-la.

Uma das aulas teve como pergunta para reflexão e intercâmbio “O que podemos saber a partir dos esqueletos dos dinossauros?”

Na ocasião, as crianças foram convidadas a “escavar” um sítio arqueológico e encontrar uma ossada de dinossauro de brinquedo, na caixa de areia do Parque 2.

Elas foram estimuladas a pensar sobre os hábitos alimentares dos dinossauros, qual era o revestimento da sua pele, como se locomoviam, qual o papel do paleontólogo e sobre quais valores e virtudes foram necessárias cultivar para que conseguissem ao final montar o esqueleto do dinossauro. Com muita alegria, as crianças relataram que foi necessária paciência, muita atenção, respeitar o espaço que o amigo estava escavando e também que cada um pode fazer a sua parte na construção do dinossauro.

Foi uma atividade que envolveu toda a turma e que proporcionou muitos aprendizados.

“A terra, como parte integrante da Criação, cumpre sua função evolutiva através de grandes processos, que se verificam em suas entranhas e em todos os seus confins. O conjunto de suas manifestações físicas se chama Natureza, e é essa mesma Natureza a que, expressando- se num sem-número de variações, mostra à inteligência humana que tudo nela se leva a cabo mediante processos que se efetuam com precisão matemática. À realização desses processos se deve a presença de uma infinidade de maravilhas que a Natureza torna manifestas aos olhos humanos, e é a eles que o homem deve tudo quanto sabe, pois ao observá-los extrai os mais valiosos elementos para sua iniciativa.” Sabedoria logosófica