2º Ano faz experimentos com termoscópio no laboratório de Química

Unidade: Funcionários | 22 Oct 2017

Com a orientação das professoras Fabiana Costa e Ward Lauar, os alunos realizaram experimentos sobre conceitos que envolvem o conteúdo de termoquímica. Receberam um termoscópio, (um objeto composto por dois bulbos de vidro conectados por um tubo também de vidro e separados por um líquido colorido), e inicialmente observaram seu funcionamento.

Após discussões e hipóteses os alunos perceberam que ao aquecer o vidro  (bulbo inferior), ocorre uma transmissão de calor e o ar contido em seu interior sofre uma expansão (aumento de volume) empurrando a coluna de líquido para cima.

A situação é análoga quando o ar de dentro do vidro (bulbo inferior), é resfriado: seu volume diminui (sofre contração), fazendo com que o líquido desça no tubo. Quando é estabelecido o equilíbrio térmico o líquido para de movimentar.

Esse instrumento permite avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição de temperatura, por meio do deslocamento de uma substância líquida no interior do objeto. Devido à pressão que atua sobre a superfície do líquido causado pela transferência de calor observou-se então o sobe e desce que encantaram os alunos do segundo ano nessa aula.

O experimento é pertinente para os alunos compreenderem e aplicarem conceitos termoquímicos como: Calor e transferência de energia e permite avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível de água no interior do tubo. Os alunos puderam observaram o efeito causado no termoscópio, pela expansão e compressão do ar.