2º Ano do Ensino Médio faz experimento de Química brincando de detetive

Unidade: Funcionários | 22 Aug 2017

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio, organizados em grupos, realizaram um experimento de caráter investigativo. Na bancada foram colocados quatro recipientes com sólidos brancos. As substâncias estavam fora de ordem, porém os alunos sabiam que essas correspondiam à sacarose, ao cloreto de sódio, ao carbonato de cálcio e ao carbonato de sódio.  Eles foram estimulados a investigar a solubilidade e a reação desses sólidos com o ácido sulfúrico. Por meio da observação de evidências, o levantamento de hipóteses, a construção de argumentos e a discussão e debate sobre o tema, os alunos puderam identificar as substâncias.

O experimento é pertinente para os alunos compreenderem e aplicarem alguns conceitos químicos, já trabalhados teoricamente. Esse experimento teve um caráter investigativo, estimulando habilidades importantes para a área científica.