4º Ano investiga sobre os tipos de matérias-primas

Unidade: Florianópolis | 11 Jul 2017

Durante uma investigação sobre matérias-primas e atividade industrial, nas aulas de Ciências e Geografia, a turma do 4º Ano começou a pesquisar sobre o computador. Essa investigação se estendeu também às aulas de Língua Portuguesa, pois os alunos estão aprendendo sobre o gênero textual e-mail e o uso - com segurança - da internet.

A turma descobriu, por exemplo, que as indústrias eletrônicas, que fabricam o computador, usam matérias-primas como o plástico, que por sua vez é obtido do recurso natural petróleo, e metais diversos, inclusive o ouro. As crianças também descobriram que o primeiro computador foi criado em 1946 e era tão grande que ocupava toda uma sala!

Para ampliar ainda mais os conhecimentos sobre todos estes aspectos, foi convidado o técnico de Tecnologia da Informação do Colégio, Felipe Aldrette, para mostrar às crianças um computador “por dentro”, isto é, as peças que formam o computador, como a placa mãe, a fonte, entre outras, além de seu funcionamento. As crianças ficaram encantadas. “Parece uma cidade”, elas disseram, comparando as peças do computador com prédios, indústrias, quarteirões, casas e assim por diante.

Junto com todos esses conhecimentos, o 4º Ano aprendeu que existem em nós algumas matérias-primas: perseverança, entusiasmo e boa vontade) e que, com elas, podemos criar muitas coisas, inclusive uma vida nova e mais feliz baseada no que a Pedagogia Logosófica ensina: “O conhecimento não se busca com os olhos nem se encontra porque sim, ao acaso. É preciso preparar antes o espírito para recebê-lo; e isto se faz cultivando a inteligência,  pondo o campo mental em condições para as observações que irão fertilizá-lo. Nesse afã natural de todos os seres humanos por descobrir as chaves que abrem as portas da Sabedoria, é imprescindível que cada um ponha sua matéria-prima; o primeiro elemento para elaborar a nova individualidade”.