8º Ano realiza visita guiada ao Cine Theatro Brasil Vallourec

Unidade: Cidade Nova | 21 Jun 2017

O objetivo principal da visita ao Cine Theatro Brasil foi conhecer uma casa de espetáculos, um palco profissional, seus recursos técnicos, bastidores e funcionamento do espaço (nome dos elementos do palco, atividades e profissionais que envolvem a montagem de um grande espetáculo, etc.). Além disso, refletir sobre a importância dos espaços culturais da cidade, valorizando a cultura como agente de transformação social e também estimular que os alunos e suas famílias visitem e utilizem esse importante espaço e patrimônio histórico de Belo Horizonte.

A visita teve a duração de 1h30 e foi guiada por um educador que trouxe de forma muito adequada informações e reflexões bem interessantes.

Os alunos conheceram o teatro de câmara, um espaço para apresentações que comporta até 200 espectadores, que foi construído no espaço do primeiro restaurante popular da cidade. Eles ficaram conhecendo o estilo arquitetônico no qual foi construído o prédio e sobre a sua restauração.

“Observamos como a acústica desse espaço é importante e a diferença que faz o isolamento que todo o espaço recebeu com a restauração. Também ficamos sabendo curiosidades do espaço, que já foi o prédio mais alto da nossa cidade, e que pessoas pagavam para subir no seu terraço e contemplar a Serra do Curral”, explicou Franciole.

Os alunos, além de conhecerem um pouco da história do prédio que foi todo restaurado, também puderam conhecer o palco do grande teatro e com que recursos técnicos ele conta.

“Foi uma manhã muito feliz, onde pudemos conhecer e aprender de uma forma leve e descontraída um pouco mais da história desse espaço, da nossa cidade e como é o funcionamento de um teatro. Foi muito emocionante e marcante!”, concluiu a professora.

Veja os depoimentos dos alunos:

“A visita ao Cine Theatro Brasil Vallourec foi muito incrível, adorei conhecer o palco e os corredores das exposições. A parte que eu mais gostei foi andar na passarela de vidro. Foi muito legal!” Júlia Scalabrini

“A visita foi muito boa, gostei de visitar o teatro principal, onde conhecemos o palco, os equipamentos e suas funções, a história do prédio e o processo de restauração do local.” Pedro Franco