Concurso Internacional de Cartas: Aluno do Colégio Logosófico ficou em 2º lugar em Santa Catarina

Unidade: Chapecó | 12 Jun 2017

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte de escrever cartas. Participam estudantes de até 15 anos de idade.

O desafio era escrever uma carta para o novo Secretário Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) apresentando um problema mundial e relatando como poderiam ajudar a resolvê-lo.

O aluno Vicenzo Lunardi, de 13 anos, do 8º Ano, foi destaque em Santa Catarina recebendo o 2º lugar na etapa estadual. A vencedora da etapa nacional é da Paraíba, uma estudante do 1º Ano do Ensino Médio, que agora irá para a Suíça.

“Em tempos de tantas notícias relacionadas aos jovens e adolescentes que movimentaram a mídia nos últimos dias, é um alento saber que é possível pensar em fazer o bem, em ter iniciativas para colaborar com a humanidade”, relatou Luciana Balbinott Paludo, diretora do Colégio.

Vejamos uma parte do texto que o Vicenzo escreveu:

“Ontem como de praxe, estive numa reunião com universitários, que coletaram informações sobre os problemas reais das nações. Estes assuntos são de extrema relevância  aos governantes. Os dados são realmente alarmantes:  milhões de pessoas sem acesso à  água potável  e a escassez prevista em até 50 anos. [...]

Acredito que o nosso papel seja articular maneiras e parcerias entre universidades, empresas privadas e governantes, colocando centros de pesquisa na área, já que dispomos de uma série de mecanismos, que vão desde a análise de impactos sociais e ambientais, até a captação de recursos financeiros para execução de obras. É claro que é um grande desafio [...]

E para isso me coloco à disposição para ficar à frente deste grande projeto, representando nossa organização para a solução desta questão, que logo abalará o planeta em que vivemos”.

“Parabenizamos ao Vicenzo, aluno do Colégio desde a Educação Infantil e a Professora Aline Dalmutt, regente da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental 2! Os resultados têm sido fruto do esforço e dedicação da equipe docente do Colégio, que tem estimulado nos alunos o gosto pelo  estudo e busca do conhecimento desde  a infância”, manifestou a diretora Luciana.