Projeto “Bichos Legais” cria ricas oportunidades para o 1º Ano A

Unidade: Funcionários | 26 May 2017

Os alunos do 1º Ano A fizeram uma votação em sala para decidir o que iriam estudar. As professoras foram listando no quadro algumas ideias. Depois, cada criança escreveu em um papel o que queria estudar. Fizeram uma “votação secreta” e o tema vencedor foi “Animais”.

Em outro dia, foi a vez de votarem no nome do projeto. Projeto Bichos Legais foi o escolhido.

Cada criança escolheu um animal e elaborou, individualmente, três perguntas sobre o que gostaria de pesquisar. As orientações para a pesquisa foram enviadas para casa, assim como a data da apresentação individual.

Segundo as professoras Najla Freire e Priscila Pando, as crianças apresentaram lindamente as pesquisas. Todas aprenderam juntas, com as muitas informações a respeito dos mais variados animais. Fizeram muitos registros do que aprenderam, através de desenhos, modelagem em massinha, textos individuais e coletivos, um trabalho em argila, confeccionado na aula de Artes com a professora Maria de Lourdes Rosa e até confeccionando maquetes para uma exposição. Foi muito rica a experiência!

Os projetos acontecem para favorecer o aprendizado das crianças em todos os sentidos: no desenvolvimento da linguagem oral, na aquisição de conhecimentos novos, no desenvolvimento da habilidades de fazer perguntas, na capacitação de funções executivas, etc.
Culminando a experiência, os alunos convidaram as turmas do Infantil e do 3º ano (que também está pesquisando sobre animais) para visitar a exposição. Além de se divertirem muito, tiveram a oportunidade de descobrir que ao dividirmos nosso conhecimento com outros  seres,  cultivamos  a  generosidade e  sentimos cada  vez  mais alegria. Aprender a ensinar é um importante exercício para o cultivo de “Melhores atitudes, melhor humanidade”, tema do projeto anual do Colégio.