Crianças do Infantil 5 cultivam o hábito da leitura toda semana

Unidade: Cidade Nova | 26 Apr 2017

Semanalmente, a turma do Infantil 5 tem um tempo dedicado a fazer empréstimos de livros literários na biblioteca da escola. Cada criança pode escolher dois livros para levar para casa.

Segundo as professoras, diferentes habilidades são estimuladas por meio da literatura, entre elas a linguagem, o que contribui para a ampliação do vocabulário da criança e incentiva a criatividade e a vivência do mundo que a cerca.

No Infantil 5, a linguagem é a habilidade que as crianças mais desenvolvem, e a interlocução com o adulto favorece esse processo, principalmente quando mediado pela literatura, oferecendo contato com a linguagem escrita.

Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu.

“Como a leitura é um dos caminhos mais importantes para chegar ao conhecimento, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde pequenas. Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultural e despertar o prazer pela leitura”, afirmou a bibliotecária.

Encontram-se na biblioteca do Colégio livros adequados para cada faixa etária, selecionados de acordo com os elementos da Pedagogia Logosófica para propor vivências no cotidiano familiar da criança.