Turma 2 do Turno Estendido aprende sobre a importância das boas atitudes em sala e com os amigos

Unidade: Brasília | 23 Mar 2017

A professora Joyce Porto iniciou uma atividade na Turma 2 do Turno Estendido, com o objetivo de mostrar a importância das boas atitudes em sala e com os amigos.

Para iniciar, a docente perguntou às crianças para que serve o semáforo, bem como suas cores, e elas relataram que a função é ajudar os carros no trânsito. Então a professora apresentou um semáforo para a turma, nomeando-o como “semáforo das boas atitudes”, e explicou que a luz verde indica que os alunos estão com boas atitudes e bom comportamento. Ao acender a luz amarela significa que aquele aluno está com um pensamento que não é bom (pensamento de bagunça, desrespeito, violência...) e deve ter atenção para jogar tal pensamento fora e não o transformar em uma ação. E por último, ao acender a luz vermelha, significa que a criança já cometeu uma atitude que não é boa, e deve se esforçar para mudar de pensamento para sua luz voltar a ficar verde.

Ao final da rodinha, a professora confeccionou junto aos alunos um semáforo de papel e a cada cor que colavam eles diziam o significado. “Foi uma atividade bastante envolvente e todos participaram com gosto. É um trabalho contínuo, e que já começou a apresentar bons resultados”, afirmou Joyce.

“Os amigos se fazem por disposições mútuas, ao se trocarem atenções que inspiram reconhecimento e confiança a ambas as partes. A afinidade nas ideias, gostos e costumes concorre grandemente para cimentar a amizade.” González Pecotche