6º Ano é estimulado a executar as etapas de um método científico

Unidade: Cidade Nova | 25 Feb 2017

Os alunos do 6º Ano começaram a estudar como os cientistas trabalham. Para isso, é preciso entender as etapas do método científico. Foi por isso que a professora Beatriz Soares teve a ideia de fazer caixas secretas, um recurso didático utilizado para trabalhar o método científico.

Os alunos recebem cinco caixas lacradas, que não podem ser abertas. Cada caixa contém objetos diferentes e eles precisam usar seus sentidos e sua memória olfativa e auditiva para tentar descobrir o seu conteúdo.

A relação com o método científico acontece desde o primeiro passo, que é a existência de um problema a resolver. O segundo passo é criar uma hipótese de acordo com as observações que fizeram. O terceiro passo é pensar em experiências que poderiam comprovar ou não suas hipóteses, sem abrir as caixas. O quarto passo é registrar por escrito, suas conclusões e trocar essas informações com outros grupos, afinal, a documentação científica deve ser bem elaborada, permitindo que outros grupos de pesquisadores possam tomar conhecimento dos trabalhos realizados.Somente depois desses passos as caixas são abertas.

Etapas como essas são feitas há muitos anos, e têm trazido inúmeros benefícios para a Ciência.